Gaudium news > Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, no Rio, promove celebrações pelo dia da Padroeira

Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, no Rio, promove celebrações pelo dia da Padroeira

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 11-02-2015, Gaudium Press) A Basílica Menor de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Vila Isabel, no Rio de Janeiro, inicia nesta quarta-feira, 11, Dia Mundial do Enfermo, uma programação especial para celebrar a padroeira de todos aqueles que se encontram adoentados e necessitam da misericórdia do Senhor.Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, no Rio, promove celebrações pelo dia da Padroeira.jpg

O pároco, Padre Valtemário Silva Frazão Junior, reforçou que as atividades da comunidade neste dia são dedicadas à oração e as súplicas a Deus pelos fiéis adoentados.

Logo pela manhã, houve a tradicional Alvorada, seguida de Santa Missa e bênção dos remédios e a celebração e unção dos enfermos.

Às 12h, acontece a Oração do Ângelus, e depois, uma Santa Missa. Mais tarde, às 14h, será feita a oração do Santo Rosário.

A cerimônia e bênção dos doentes presidida pelo bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza será realizada às 16h.

Após a Missa das 19h, as atividades serão finalizadas com a solene procissão das velas feita pelos fiéis, às 20h30.

Na época em que a Virgem Maria se apresentou à jovem camponesa Bernadete Soubirous – hoje Santa Bernadete -, na cidade de Lourdes, na França, em 1858, transmitiu sua mensagem de amor, paz e esperança, insistindo na oração e penitência pela conversão dos pecadores.

Para o Padre Valtemário, “aquela maravilhosa aparição transformaria não somente a vida de Bernadete, mas também a vida de tantas pessoas que, mesmo sem poder ver, acreditaram e acreditam em sua mensagem e nos milagres realizados dali para todo o mundo”.

Um dos milagres de maior relevância feito por Nossa Senhora de Lourdes foi o surgimento da fonte de água na gruta de Massabielle, em 25 de fevereiro de 1858.

O Padre declarou que a paróquia faz a importação da água da mesma gruta, para que no dia 11 de fevereiro seja realizada a bênção dos enfermos.

O cuidado pastoral para com os enfermos também foi mencionado pelo sacerdote, que afirmou que a comunidade promove todo o ano atendimentos aos doentes do Hospital Pediátrico de Jesus e do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Já os enfermos em suas residências são atendidos pelos ministros da Sagrada Comunhão, pelos agentes do Ministério da Visitação e pelos membros da Legião de Maria.

Sobre a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, o pároco observa que ela é tida como uma referência no bairro. “Ela figura no brasão de Vila Isabel como um símbolo para os moradores”, explicou.

Segundo o Padre Valtemário, “Vila Isabel não é um bairro grande, mas populoso, o que favorece a paróquia por estar instalada no coração do bairro, próxima aos seus moradores”.

Depois, lembrou que muitos ex-moradores da região retornam à paróquia por ocasião da Festa da padroeira e da Semana Santa. “Muitos retornam para batizar seus filhos e netos, em função da devoção a Nossa Senhora de Lourdes”, disse. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas