Revista Católica celebra milésima edição com Vigília pelos 250 anos da festa do Sagrado Coração de Jesus
Barcelona – Espanha (Quarta-feira, 11-02-2015, Gaudium Press) No último dia 06 de fevereiro, a Igreja comemorou os 250 anos da aprovação outorgada pelo Papa Clemente XIII a um decreto da Sagrada Congregação de Ritos que permitiu aos Bispos da Polônia a celebração da Missa ao Sagrado Coração de Jesus, a primeira resposta oficial da Santa Sé em favor de uma devoção que se estenderia pelo mundo inteiro. Pelo grande significado desta data, a revista católica Cristiandad, de Barcelona, Espanha, vinculou a celebração de sua edição número mil com um ato de piedade em honra do Sagrado Coração de Jesus: uma Vigília Eucarística celebrada no Templo Expiatório do Monte Tibidabo, que coroa a cidade.
O Papa Pio XII recordou esta data em 1956 em sua Carta Encíclica Haurietis Aquas sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus, segundo recordou Cristiandad: “A Santa Sé coroou esta veneração no dia 06 de fevereiro de 1765, quando nosso predecessor Clemente XIII concedeu o celebrar a festa litúrgica em honra do Sagrado Coração com ofício e missa própria. A esta primeira aprovação seguiu outra depois de um século, no dia 23 de agosto de 1856, em que nosso predecessor Pio IX decretou que a festa do sacratíssimo Coração de Jesus se estenderia a toda a Igreja. A partir desse dia o culto ao sacratíssimo Coração, como transbordante rio, superando todos os obstáculos, se difundiu por todo o universo”.
O lugar selecionado pela publicação para comemorar este fato dificilmente poderia ser mais adequado: “A redação de Cristiandad pedido e obtido do diretor do templo expiatório nacional do Coração de Jesus de Tibidabo de Barcelona que a celebração dos mil números da revista tivesse início em sua Basílica, mediante uma vigília eucarística reparadora comemorativa, na noite do dia 06 de fevereiro de 2015”, explicou a publicação, que celebrou além disso um ato acadêmico e uma solene Eucaristia no dia seguinte. Neste templo em honra ao Sagrado Coração ocorre a Adoração Eucarística perpétua desde 1966. O fundador da revista, padre Ramón Orlandis, S.J., cimentou a publicação na esperança do Reino do amor do Sagrado Coração de Jesus anunciado por Ele mesmo a Santa Margarita Maria Alacoque.
“Temos por certo que Jesus Cristo centra na devoção ao Sagrado Coração de Jesus o remédio social do mundo atual, e que como consequência do triunfo desta devoção, virá a época profetizada de paz e prosperidade na Igreja coincidente com o reinado social de Jesus Cristo”, escreveu o Padre Orlandis. Este pensamento esteve presente nos escritos do primeiro número da publicação e constitui segundo a redação atual “a sobrenatural esperança que distinguiu e distingue a nossa revista diante a ilusórios otimismos de uns e angustiosos pessimismos estéreis de outros”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário