Comemoram em Cusco 30 anos da visita pastoral de São João Paulo II
Cusco – Peru (Terça-feira, 10-02-2015, Gaudium Press) Uma celebração especial viveu a Arquidiocese de Cusco no dia 03 de fevereiro com a comemoração do 30º aniversário da visita pastoral que realizou o Papa João Paulo II. Um acontecimento histórico para a Igreja que peregrina na cidade peruana, já que há três décadas o santo polonês reuniu milhares de pessoas na explanada do Saqsayhuaman, ocasião na qual abençoou e coroou Nossa Senhora do Carmo.
Para recordar este fato histórico, que deixou uma marca inapagável entre os fiéis de Cusco, o Templo de Santa Teresa acolheu uma solene celebração Eucarística que ocorreu às 19h. Enquanto isso, na Província de Paucartambo, foi celebrada uma Santa Missa, seguida da procissão da venerada imagem de Nossa Senhora da “Mamacha del Carmen”, coroada pelo Santo Papa.
Ambos acontecimentos foram ocasião “para rogar a Deus e a nossa Mãe, na invocação da Virgem do Carmo, pela saúde e bem estar de todas nossas famílias”, como expressou o Arcebispo de Cusco, Dom Richard Daniel Alarcón Urrutia, ao convidar os fiéis à celebração.
Um Papa nas alturas andinas
“Com esta visita até as alturas andinas, o Papa deseja manifestar o amor profundo que sente por vós, seu vivo respeito ante vossas condições culturais e sociais, o alento que queria dar-vos para que vossas vidas sejam cada vez mais dignas de homens e de cristãos”, expressou naquela ocasião São João Paulo II.
Depois continuou: “Ao passar pela histórica capital dos Incas, para chegar a esta impressionante fortaleza, posso admirar fugazmente algumas das grandezas de vossa história (…) Nesta mesma explanada vossos antepassados renderam culto ao Sol, como fonte de vida. Hoje viestes aqui para escutar as palavras do Papa, representante de quem é o verdadeiro ‘sol de justiça e amor, Cristo nosso Salvador’, o qual não só dá a vida neste mundo, mas a vida que perdura mais além da morte, a vida que nunca termina, a vida eterna”.
Para posteriormente concluir expressando sua grande proximidade com o povo cusquenho e peruano: “deixo a cada camponês do Peru um abraço de pai e amigo; a cada lar vosso, uma cordial bênção; uma oração pelas vossas esposas e seres queridos; uma carícia, para que vós leveis a cada um dos vossos filhos. A Mãe Santíssima do Carmo, cuja imagem de Paucartambo vou coroar canonicamente, os acompanhe e proteja”.
Equador, Venezuela e Trindade e Tobago
Cusco não foi o único lugar da viagem apostólica que realizou João Paulo II naquela oportunidade. Além do Peru, onde esteve no dia 1º de fevereiro de 1985, o santo pontífice também visitou o Equador, a Venezuela e Trindade e Tobago, sendo este o giro pastoral número 25 do “Papa Peregrino”, que iniciou no dia 26 de janeiro e culminou no dia 05 de fevereiro daquele ano.
Como ocorreu com suas inumeráveis viagens ao redor do mundo, Sua Santidade levou uma mensagem de amor, solidariedade e paz aos jovens, famílias, enfermos, pessoas trabalhadoras, políticos e comunidades indígenas.
“A terra que tão amorosamente haveis beijado esperava, desde séculos atrás, a honra da visita do Sumo Pontífice”, expressou naquela oportunidade o então presidente peruano, Fernando Belaunde, acolhendo o sentir de todos os que desejavam este encontro com o Santo Padre. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário