Gaudium news > A Igreja necessita imperiosamente o espírito contemplativo, afirma o Dr. Guzmán Carriquiry

A Igreja necessita imperiosamente o espírito contemplativo, afirma o Dr. Guzmán Carriquiry

Barcelona – Espanha (Terça-feira, 10-02-2015, Gaudium Press) A revista católica Cristiandad, publicada em Barcelona, Espanha, e fundada em 1944 pelo sacerdote jesuíta Padre Ramón Orlandis Despuig, chegou a seu exemplar número 1000. A Missa de celebração deste acontecimento foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Barcelona, Dom Sebastiá Taltavull, e contou com a presença do secular da mais alta categoria na Igreja, o Vice-presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, doutor Guzmán Carriquiry Lecour. O Dr. Carriquiry fez sua intervenção no ato acadêmico prévio à A Igreja necessita imperiosamente o espírito contemplativo, afirma o Dr..jpgEucaristia um balanço do papel do leigo no último século e expôs a grande importância da promoção da espiritualidade dos leigos, baseada sobretudo na prática habitual da oração.

“Só quem reconhece a Deus pode acudir a realidade, porque Cristo constitui o centro efetivo da história”, explicou o Vice-presidente do Dicastério. Este fundamento em Deus requer um contato pessoal profundo: “a Igreja necessita imperiosamente recuperar o espírito contemplativo, o pulmão da oração”, assegurou.

O Dr. Carriquiry afirmou que o aspecto de maior importância na sociedade de hoje é a transmissão da Fé, já que é “por meio da Fé e do sacramento do bautismo” como as pessoas ficam inseridas em Cristo e este processo determina “a natureza mesma e significação do acontecimento cristão na vida das pessoas”. Os católicos devem dar testemunho de sua Fé em todos os aspectos da vida para atrair “a modo de osmose, de pessoa a pessoa” até Jesus.

A intervenção do Vice-presidente da Pontifícia Comissão concluiu com a expressão do desejo que o reinado de Cristo “seja experimentado novamente em sua bondade, riqueza e verdade”, recordando aos presentes que “a Igreja não é nossa, mas de Deus”. O Dr. Carriquiry celebrou a contribuição do meio de comunicação na vida da Igreja e recomendou aos presentes seguir o princípio de que “toda comunicação e apostolado começam e se nutrem de joelhos”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas