Cardeal Odilo Scherer preside posse de novo bispo auxiliar na Catedral de São Paulo
São Paulo (Segunda-feira, 09-02-2015, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de São Paulo acolheu neste último sábado, 7 de fevereiro, a cerimônia de ordenação episcopal do mais novo bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Eduardo Vieira dos Santos.
Contando com a presença de centenas de fiéis, a celebração na Catedral da Sé foi presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, tendo ainda como bispos ordenantes Dom Tomé Ferreira da Silva, da Diocese de São José do Rio Preto, no interior paulista; e Dom Edmar Peron, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
No total, concelebraram 16 bispos, entre eles o Arcebispo Emérito e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, assim como os bispos auxiliares arquidiocesanos e diversos sacerdotes.
No momento de sua homilia, Dom Odilo afirmou que a ordenação de um novo bispo é considerada um ato importante na vida da Igreja, uma vez que “consideremos atentamente o ministério que vai ser confiado na Igreja a este nosso irmão”.
Sendo este um dia de alegria, mais especificamente ao clero de São Paulo, o Arcebispo ainda destacou ao público na Catedral: “um irmão de vocês foi chamado para o ministério episcopal, estímulo para os sacerdotes todos desta Arquidiocese”.
Além disso, relembrou que, assim como descrito na Carta de São Paulo aos Hebreus, o sumo-sacerdote é “tirado dentre os homens e colocado a serviço deles nas coisas de Deus”, pois, segundo o purpurado, “o episcopado é um serviço e não uma honra; o bispo deve distinguir-se mais pelo serviço prestado que pelas honrarias recebidas do Senhor”.
As primeiras palavras como bispo auxiliar
Logo após receber a ordenação, Dom Eduardo aproveitou para agradecer, primeiramente a Deus, pela sua vida e vocação sacerdotal, e agora, episcopal.
Durante seu discurso, o prelado sentiu-se emocionado ao comentar dos pais já falecidos. “Agradeço por terem me dado a vida, um lar, uma família, muito amor e educação”.
Depois, foi a vez de agradecer a Dom Odilo, bem como a Igreja e o clero de São Paulo e as comunidades por onde atuou ao longo de sua caminhada sacerdotal.
“Que Deus me dê a graça necessária para viver bem o ministério episcopal. Que Vocês rezem por mim, estejam comigo o exercício do meu ministério. Que Deus dê a mim e a cada um de vocês a alegria dos frutos que certamente virão”, disse.
Ao final da cerimônia, Dom Eduardo, ao lado de Dom Devair Araújo da Fonseca, ordenado bispo, no dia 1º, tomaram posse no ofício de bispos auxiliares de São Paulo. Os dois religiosos também receberam o encargo de vigários gerais da Arquidiocese.
Designado como vigário episcopal para a Região Sé, Dom Eduardo foi acolhido pela comunidade local neste domingo, 8, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, situada no bairro Bom Retiro.
Por sua vez, Dom Devair foi encaminhado para a Região Brasilândia como vigário episcopal, sendo acolhido na tarde deste último sábado, na Paróquia São Luiz Gonzaga, em Pirituba. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário