Gruta de Lourdes em Porto Alegre celebra sua padroeira
Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 06/02/2015, Gaudium Press) O Santuário Gruta de Lourdes, junto ao Hospital Divina Providência, na Zona Sul da cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, se prepara para celebrar a padroeira dos enfermos. Em preparação à festa, os padres da comunidade Missionária Providência Santíssima organizaram um tríduo.
As atividades terão início no domingo, dia 8 de fevereiro, com Santa Missa, às 16h. Já no segundo e terceiro dia do tríduo, nos dias 9 e 10 de fevereiro, as Celebrações Eucarísticas ocorrerão às 18h. No dia de Nossa Senhora de Lourdes, 11 de fevereiro, os devotos poderão participar da Missa Solene, às 18h.
Nesta data, comemora-se também o Dia Internacional do Enfermo, celebrado todos os anos pela Igreja Católica em memória a Virgem de Lourdes. Como quis o venerável Papa João Paulo II, este dia visa sensibilizar os governos e a sociedade civil para que os enfermos tenham a melhor assistência possível, além, é claro, de enfatizar aos doentes a importância de valorizarem o sofrimento em seu significado cristão de aproximação com Deus.
História do Dia do Enfermo
No dia 11 de fevereiro de 1858, ocorreu em Lourdes, na França, a célebre aparição da Virgem Maria em que esta declarou: “Sou a Imaculada Conceição”. Desde então, milhões de fiéis buscam no santuário ali construído a saúde do corpo e da alma.
Em alusão a tal data, o Papa João Paulo II instituiu o Dia Mundial do Enfermo, no ano de 1993. Seu principal objetivo é lembrar a humanidade de recomendar à proteção divina as pessoas que passam por atribulações na área da saúde.
Devoção a Nossa Senhora de Lourdes
As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma “dama” na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e um amigo. A “dama” também apareceu em outras ocasiões para Bernadette até os dezessete anos.
Bernadette Soubirous foi canonizada como santa, e muitos católicos acreditam que suas visões seriam da Virgem Maria. A primeira aparição da “Senhora”, relatada por Bernadette foi em 11 de fevereiro. O Papa Pio IX autorizou o bispo local para permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes, em 1862. (FB)
Deixe seu comentário