Gaudium news > Dedicarão jornada pelos Missionários espanhóis que estão a serviço da evangelização na América

Dedicarão jornada pelos Missionários espanhóis que estão a serviço da evangelização na América

Madri – Espanha (Sexta-feira, 06-02-2015, Gaudium Press) No próximo dia 1º de março, quando se comemora o segundo domingo da Quaresma e se contempla a Transfiguração do Senhor, a Igreja na Espanha comemorará também o “Dia da América Latina”; uma jornada que se vem celebrando há vários anos com o propósito de reconhecer que das comunidades cristãs do país Europeu partiu para a América muitos missionários a levar a Fé, sendo também uma oportunidade para tomar consciência de que a cooperação missionária, especialmente com América Latina, se deve seguir fortalecendo com o envio de novas vocações missionárias, além de recordar aos missionários espanhóis que continuam servindo a Jesus Cristo no continente americano.

Dedicarão jornada pelos Missionários espanhóis que estão a serviço da evangelização na América.jpg

Por ocasião desta jornada -que é animada todos os anos, desde 1959, pelo Secretariado da Comissão Episcopal de Missões e Cooperação entre as Igrejas da Conferência Episcopal Espanhola-, a Presidência da Pontifícia Comissão para a América Latina -organismo da Cúria Romana que ajuda as Igrejas particulares latino-americanas-, a cargo do Cardeal Marc Ouellet, dirigiu uma mensagem da Diocese da Espanha que celebrarão este evento.

“A próxima celebração do ‘Dia da América Latina’ é uma boa ocasião para ter presentes a todos esses missionários na oração e na comunhão eclesial, que se faz explícita na cooperação entre as Igrejas. ‘Dou graças ao meu Deus continuamente por vós, pela graça de Deus que se deu por Cristo Jesus'”, expressa o Cardeal na missiva citando a 1ª Carta aos Coríntios.

Uma comemoração que este ano levará por lema “Evangelizadores com a força do Espírito”, do qual o purpurado faz referência tomando palavras da Exortação ‘Evangeli Gaudium’ do Papa Francisco: “Com efeito, é em Pentecostes quando os Apóstolos, com a força do Espírito, saem de si mesmos e se convertem em evangelizadores. Eles, que até esse momento haviam estado acorrentados pelo medo e temor, manifestando com alegria e audácia sua Fé em Cristo ressuscitado. Esta transformação é fruto desta força do Espírito, que: renova, sacode e impulsiona a Igreja na saída para evangelizar todos os povos”.

O Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, envia também uma especial bênção aos missionários e missionárias, e a todos os que acompanham e apoiam esta cooperação com as Igrejas em formação na América Latina, para que o anúncio do Evangelho possa ressoar em todos os rincões deste continente”. Confiando também seu trabalho à maternal proteção da Virgem, Mãe de Deus: “Maria, mulher orante e trabalhadora em Nazaré e Nossa Senhora da prontidão, segue sendo o exemplo deste ‘sair alegres’ para auxiliar aos demais ‘sem demora’ e fazer presente a justiça e a ternura que saem ao encontro dos outros”.

Outro dos propósitos do “Dia da América Latina” é o de promover entre os fiéis diversas causas de cooperação para ajudar as Igrejas mais necessitadas da América a crescer e amadurecer na Fé. “A Igreja particular está chamada a permanecer em comunhão com a Igreja universal e, por sua vez, ser solidária com as mais necessitadas, já que cada Igreja faz parte intrínseca das demais, e a ‘solicitude por todas as Igrejas’ é conatural a cada Igreja local”, sublinha o Secretariado da Comissão Episcopal de Missões e Cooperação entre as Igrejas em uma mensagem.

Desta maneira, “a cooperação é o sentido do dinamismo interno que conduz a Igreja particular a promover toda a atividade que é comum à Igreja universal entre as Igrejas, e nunca uma mera cooperação extrínseca, ordinariamente circunscrita a circunstâncias especiais ou de emergência”, continua a missiva.

Uma maneira de fazer tangível dita cooperação é por meio de uma coleta através da qual os fiéis das diversas Dioceses espanholas apoiam o trabalho dos missionários que se encontram na América Latina. No ano passado esta coleta foi de 64.543,65 Euros.

Atualmente são mais de 9 mil os missionários espanhóis que trabalham a serviço da evangelização na América Latina. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas