Gaudium news > Iniciado ano formativo dos seminaristas arquidiocesanos de Florianópolis

Iniciado ano formativo dos seminaristas arquidiocesanos de Florianópolis

Florianópolis – Santa Catarina (Sexta-Feira, 06/02/2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, comunica que o ano formativo dos seus seminaristas terá início agora em fevereiro, em diversos seminários da região. A assessoria de comunicação arquidiocesana destaca que o seminário é um espaço necessário para o discernimento da vocação saverdotal, e que os primeiros passos são dados no Grupo de Orientação Vocacional, do Seminário Menor e do Propedêutico.

São quatro os seminários da região: Seminário Menor, Seminário Propedêutico, Seminário de Filosofia e Seminário de Teologia. O objetivo é oferecer aos candidatos uma formação que envolva as dimensões humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. Após os estudos teológicos seguem o estágio pastoral, a ordenação diaconal e a ordenação presbiteral.

O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, localizado em Azambuja, em Brusque, acolhe os primeiros anos da formação dos jovens vocacionados do ensino médio. Trata-se do local em que a vocação é cultivada. Durante o período que ficaram no seminário, os jovens aprofundarão sua vocação cristã, além do desenvolvimento da vocação presbiteral e os estudos preparatórios ao Seminário Maior. Neste ano, as atividades tiveram início no dia 5 de fevereiro.

Para as crianças e adolescentes que pensam em ingressar no seminário acontecerão dois encontros do Grupo de Orientação Vocacional, com local ainda a definir, nos dias 2 de maio e 27 de junho. Também acontecerá o Encontrão Vocacional em Azambuja, no dia 15 de novembro. Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones (47) 3396-6276 e (47) 3351-4992.

Já no Seminário Propedêutico Monsenhor Valentim Loch, os jovens passarão por um tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para o seminário maior. Para ingressar no propedêutico, o candidato deve passar por um processo de discernimento vocacional e o tempo de duração é de um ano. O seminário fica localizado na Ponta de Baixo, em São José (Casa Santa Maria). Os seminaristas propedêutas começarão suas atividades no dia 11 de fevereiro.

Por sua vez, o Seminário Maior de Filosofia está situado em Azambuja, em Brusque. Aqui, ingressam os jovens que já concluíram o seminário menor ou o propedêutico. Os estudos filosóficos têm duração de três anos e representam um dos elementos constitutivos da formação. As atividades deste ano começam no dia 15 de fevereiro, com 27 seminaristas, 21 da Arquidiocese de Florianópolis e seis da Diocese de Tubarão.

Por fim, a arquidiocese possui o Seminário Maior de Teologia, chamado de Convívio Emaús, em Florianópolis. Nesta fase, ingressam aqueles que já concluíram o estudo da filosofia. Os estudos teológicos, que têm duração de quatro anos e são realizados na Faculdade Católica de Santa Catarina, terão início na Quarta-Feira de Cinzas, no dia 18 de fevereiro. Serão 13 seminaristas, 10 da Arquidiocese de Florianópolis e três da Diocese de Tubarão. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas