Gaudium news > Filipinas celebra Festival do Órgão de Bambu

Filipinas celebra Festival do Órgão de Bambu

Las Piñas – Filipinas (Sexta-feira, 06-02-2015, Gaudium Press) O órgão é o instrumento por excelência da música sacra católica. Instrumentos de grande qualidade e beleza, além de grandes proporções, servem e adornam históricas catedrais ao redor do mundo e alguns deles são autênticas obras de arte reconhecidas pelas características únicas de seu som. Na igreja de São Jo´se, na cidade de Las Piñas (Filipinas), encontra-se um dos instrumentos mais peculiares do mundo e considerado um Tesouro Nacional Filipino: o Órgão de Bambu.

Filipinas celebra Festival do Órgão de Bambu.jpg
O órgão de Bambu da igreja de São José na Cidad de Las Piñas,
Filipinas. Foto: Bamboo Organ Foudation.

O órgão é tão importante para a comunidade católica de Las Piñas que entorno dele se celebra um festival de música sacra que busca preservar a tradição local e atrair conhecedores e aficionados em música ao mesmo tempo que promove a formação de artistas locais capacitados para usá-lo. A fundação criada para realizar esta atividade tem enviado a músicos a Áustria para sua formação em interpretação de órgão, direção de corais e construção de órgãos. Também se mantêm um museu em memória do Padre Diego Cera e da história do templo de São José.

Na edição de 2015, que se levará a cabo de 19 a 27 de fevereiro, o Festival de Órgão de Bambu celebra os 40 anos de sua criação e contará com interpretações do Glória e do Agnus Dei da Missa em Ré menor de Johann Sebastian Bach, dois recitais do organista suíço Guy Bovet, um concerto da Orquestra Filarmônica Filipina e uma paraliturgia acompanhada com composições do sacerdote Nic Sengson com temas alusivos à Quinta-feira Santa, a Páscoa e Pentecostes.

Um órgão único

O instrumento tem uma antiga história que se remonta ao missionário espanhol Frei Diego Cera de Nossa Senhora do Carmo, pároco da igreja de São José e quem residiu no país de 1795 a 1830. O presbítero começou o ambicioso projeto de elaborar um órgão digno da liturgia com um dos materiais mais versáteis da Ásia, o bambu, no ano de 1815 e o concluiu em 1824. O particular instrumento prestou seus serviços até 1880, quando um tufão danificou severamente o templo e deixou o órgão à intempérie, com o consequente dano de seu delicado sistema de som.

O órgão de bambu foi então desarmado e esquecido até 1917, quando um turista fez notar a beleza e particularidade das peças, o qual deu lugar para que finalmente em 1972 ocorresse sua restauração a cargo do maestro Johannes Klais Orgelbau, que fez transladar as peças da Alemanha, onde se realizou sua manutenção e reparação durante dois anos. O órgão de bambu voltou ao seu lugar de honra na Igreja de São José em 1975. Para celebrar seu retorno se organizaram uma série de recitais e concertos inaugurais que deram origem ao festival atual. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas