O 5º Centenário de Santa Teresa de Jesus também se verá através da arte
Madri – Espanha (Quinta-feira, 05-02-2015, Gaudium Press) Este 2015 é o ano de celebração para a Igreja na Espanha pelas comemorações do 5º Centenário de Nascimento de Santa Teresa de Jesus, um tempo jubilar que começou em outubro com um sem número de atividades, que se estenderão até o próximo mês de outubro e que envolverá diversos âmbitos, como a arte.
Êxtase de Santa Teresa, obra de Juan Carlos Carreño de Miranda – Museu de Guadalajara. |
Com o objetivo de conhecer a vida e o legado da Santa, mística e doutora da Igreja por meio da arte, a Delegação de Ensino da Diocese de Córdoba, na Espanha, inaugurou recentemente o curso “Experiência de Deus em Santa Teresa através da arte”, dirigido especialmente para os docentes por ocasião do Jubileu Teresiano.
A primeira sessão das três que se desenvolverão abordou o tema “Santa Teresa na Estética de seu Tempo”, e teve lugar no dia 21 de janeiro na sede do Bispado de Córdoba.
Neste curso se conta com a presença da licenciada em História da Arte e membro do Gabinete didático do Museu do Prado, Alicia Pérez Tripiana; da também membro de dito gabinete e Doutora em História da Arte, Ángeles Sobrino López; assim como de Ángel Moreno, Doutor em Teologia e Vigário da Diocese de Guadalajara e Herminio Otero, membro do conselho Assessor de Religião e Escola.
Festival de Arte Sacra de Madri dedicado à Santa
Além desta iniciativa em Córdoba, Madri também se prepara para render uma homenagem a Santa reformadora do Carmelo, desta vez através da música. O tributo ocorrerá com vários concertos em sua honra durante o XXV Festival de Arte Sacra da Comunidade de Madri que será inaugurado no próximo dia 19 de fevereiro.
O primeiro de cinco concertos será no dia 19 com o pianista e Prêmio Nacional de Música, Diego Fernández Magdaleno. O artista manifestou que é “uma honra e uma alegria participar no Festival com um programa dedicado a Santa Teresa”, sobretudo porque ela “é uma figura apaixonante que foi fonte de inspiração para centenas de pessoas”. “Sempre me interessou sua vida, sua obra e a profunda presença que permite esta conversação cinco séculos depois de sua passagem pelo mundo”, acrescentou Fernández Magdaleno em entrevista publicada pelo site oficial do 5º Centenário Teresiano.
Inauguração curso “Experiência de Deus em Santa Teresa através da arte” / Foto: Diocese de Córdoba TV. |
Os outros quatro concertos terão lugar durante março, começando no dia 04 com o “Omaggio a Santa Teresa de Ávila”, que será oferecido pelo “Ensable Nuove Musiche” no Teatro da Escola Superior de Canto do Palácio Bauer; seguirá o dia 7 com a “Missa de Santa Teresa” de Hohann Michael Haydn, que interpretará a Sociedade Lírica Complutense na Catedral Magistral dos Santos Meninos de Alcalá de Henares; no dia 14 com o concerto que se oferecerá na Igreja de São Pedro Apóstolo de Torremocha sob o título “Da mística na música. Sob as pegadas de Santa Teresa”; e finalmente a apresentação da Schola Antiqua na Igreja Paroquial de São José de Madri com o concerto intitulado “Música litúrgica em tempo de Santa Teresa”.
Santa Teresa na Biblioteca Nacional de Espanha
Igualmente, a Biblioteca Nacional da Espanha acolherá uma série de mostras dedicadas a Santa Teresa de Jesus, entre elas a que leva por título “Santa Teresa: a contemplação feita palavra”, através da qual se revelarão as vivências místicas da doutora da Igreja, assim como sua capacidade autodidata e sua vontade de forma a outras religiosas; e seu vínculo com personalidades da época como São João da Cruz, Felipe II e Frei Luis de León, entre outros. A exposição poderá ser apreciada a partir do dia 11 de março até o dia 31 de maio. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário