Gaudium news > Sacerdotes na Espanha dão conselhos para animar jovens à vocação sacerdotal

Sacerdotes na Espanha dão conselhos para animar jovens à vocação sacerdotal

Segorbe-Castellón – Espanha (Quinta-feira, 05-02-2015, Gaudium Press) Dom Casimiro López Llorente, Bispo de Segorbe-Castellón (Espanha), se reuniu recentemente com setenta sacerdotes de sua Diocese com o objetivo de promover a animação vocacional na jurisdição eclesial e receber deles conselhos para que a cada dia sejam mais os jovens que acolham o chamado de Deus para a vida religiosa e, especialmente, sacerdotal.

Sacerdotes na Espanha dão conselhos para animar jovens à vocação sacerdotal.jpg
“Convêm que cada Igreja local se faça cada vez mais sensível e atenta
à pastoral vocacional”: Bento XVI. / Foto: Legionários de Cristo.

Entre os conselhos, os sacerdotes propuseram promover os grupos de coroinhas, dedicar mais tempo aos jovens, cuidar da fraternidade sacerdotal e recuperar a difusão da vida dos Santos que são testemunho da fidelidade ao chamado.

Algumas das propostas já se encontram em curso, como são as tardes de estudo e de esporte em que vem participando 15 jovens de diversos povoados, que favoreceram em grande medida a promoção vocacional. Adicionalmente, a Diocese abriu os retiros mensais dos seminaristas a jovens que tem inquietude vocacional para oferecer a eles acompanhamento; e há anos se realizam os encontros com coroinhas e a atividade do Seminário em Família.

Segundo nota de imprensa emitida pela Delegação de Meios de Comunicação da Diocese de Segorbe-Castellón, com este encontro, o Bispo tinha o interesse de escutar as experiências e propostas dos párocos, e dar a conhecer o trabalho da Delegação de Pastoral Vocacional e do Seminário Menor, para assim complementar as diferentes iniciativas vocacionais que adiantam os sacerdotes da jurisdição.

Uma Igreja local atenta e sensível à pastoral vocacional

Com esta reunião, Dom López Llorente, também respondeu ao chamado que há alguns anos fez o Papa Emérito Bento XVI na mensagem que dirigiu por ocasião da 48º Jornada Mundial de Oração pelas Vocações quando animou a promover as vocações em cada uma das Igrejas particulares.

“Convêm que cada Igreja local se faça cada vez mais sensível e atenta à pastoral vocacional, educando nos diversos níveis: familiar, paroquial e associativo, principalmente aos meninos, as meninas e aos jovens -como fez Jesus com os discípulos- para que amadureça neles uma genuína e afetuosa amizade com o Senhor, cultivada na oração pessoal e litúrgica; para que aprendam a escuta atenta e frutífera da Palavra de Deus, mediante uma crescente familiaridade com as Sagradas Escrituras; para que compreendam que adentrar-se na vontade de Deus não aniquila e não destrói a pessoa, mas que permite descobrir e seguir a verdade mais profunda sobre si mesmos (…) ‘Propôr as vocações na Igreja local’, significa ter a valentia de indicar, através de uma pastoral vocacional atenta e adequada, este caminho árduo do seguimento de Cristo, que, ao estar repleto de sentido, é capaz de implicar toda a vida”, expressava na missiva o Papa Emérito.

Um chamado que naquela oportunidade dirigiu de maneira especial a seus irmãos no Episcopado aos quais exortou a incrementar as vocações: “O Senhor necessita vossa colaboração para que seus chamados possam chegar aos corações dos que Ele escolheu”.

Uma promoção que encontra sua oportunidade em cada momento da atividade pastoral, como o expressou Bento XVI: “A cada momento da vida da comunidade eclesial -catequeses, encontros de formação, oração litúrgica, peregrinações aos Santuários- é uma preciosa oportunidade para suscitar no Povo de Deus, particularmente entre os menores e nos jovens, o sentido de pertencença à Igreja e a responsabilidade da resposta ao chamado ao sacerdócio e à vida consagrada, realizado por escolha livre e consciente”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas