ParanavaÃ: I Encontro de Formação dos Jovens Comunicadores
Paranavaí – Paraná (Quarta-Feira, 04/02/2015, Gaudium Press) O I Encontro de Formação dos Jovens Comunicadores da Diocese de Paranavaí, no Estado do Paraná, acontecerá no dia 8 de fevereiro, no Centro de Obras Sociais da Diocese de Paranavaí (COSDIPA). As atividades terão início às 7h30 e se encerrarão às 17h.
O evento contará com a presença de Everton Barbosa, que é assessor da Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Maringá, que que abordará o Documento – Diretório de Comunicação e falará do seu novo livro “Ide e Anunciai sem Medo, como falar em Público”. Além disso, o Padre Inácio Schiroff, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, e Cristina Brescansin, da Pastoral da Comunicação, refletirão sobre o tema da espiritualidade de um comunicador.
Na parte da tarde, serão realizadas as seguintes oficinas: website (design), website (programação), fotografia, designer (artes para panfleto, flyers, etc), redação (revista da juventude, site da juventude, jornal diocesano), o que pode e o que não pode colocar no data-show durante a Celebração Eucarística.
O coordenador diocesano da Pastoral Juvenil, Aléx Tutty, afirmou que a atividade faz parte da ação do Setor Juventude da região, para dar a primeira formação na área de comunicação, para que os jovens trabalhem voluntariamente na Equipe de Comunicação – Conecta Christi.
Para ele, além da formação, a encontro visa unificar e padronizar, conforme o Diretório de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), todo o trabalho na área de comunicação. Também quer levar os jovens a vivenciaram a espiritualidade, pois Deus é quem foi o primeiro comunicador, se fazendo homem e comunicando e trazendo a sua salvação.
Sobre a importância da formação dos comunicadores, o Papa Francisco já afirmou que os meios de comunicação podem ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna para todos.
Ainda de acordo com o Pontífice, é preciso harmonizar as diferenças por meio de formas de diálogo, que nos permitam crescer na compreensão e no respeito. “Os meios de comunicação podem ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias em que as redes da comunicação humana atingiram progressos sem precedentes. Particularmente, a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isso é uma coisa boa, é um dom de Deus”, ressaltou o Papa.
Pastoral Juvenil
Para este ano, através da Escola de Formação da Juventude, a Pastoral Juvenil de Paranavaí irá trabalhar o Catecismo da Igreja Católica, Introdução ao Estudo Bíblico, formação de lideranças jovens e Projeto de Vida.
Além dessa escola, terá início um trabalho na área de comunicação e posteriormente ocorrerão formações nas paróquias para jovens e adultos, formação de assessores para a Juventude e um projeto-piloto de uma Escola de Música para a Juventude.
A Pastoral Juvenil ainda está levando a todo canto da Diocese um retiro de primeiro anúncio de Jesus Cristo e formações do youcat – catecismo jovem para algumas Paróquias. (FB)
Deixe seu comentário