Quatro mártires da América Latina serão beatificados
Cidade do Vaticano – (Quarta-feira, 04-02-2015, Gaudium Press) – Em uma clara mensagem ao mundo de que os mártires de ontem, e aqueles que são perseguidos e mortos por ódio à Fé, também em nossos dias, já têm seus nomes escritos no Céu, o Papa Francisco reconheceu o martírio de quatro sacerdotes da América Latina.
Foto: Aletéia |
A propósito desse fato, sabendo que o sangue de mártires é uma semente de novos cristãos, o bispo de Chimbote, no Peru, Dom Ángel Simón Piorno manifestou à Agência Aleteia “sua mais profunda alegria pelo fato do reconhecimento pontifício (do martírio de três sacerdotes peruanos) que afeta de modo positivo a toda a Igreja”.
Dom Angel Piorno referia-se ao fato de o Papa Francisco ter autorizado na manhã de terça-feira, 03/02, que sejam promulgados os decretos que reconhecem o martírio de três sacerdotes da sua diocese.
São eles, os professos da Ordem dos Irmãos Menores Conventuais, os Servos de Deus nascidos na Polônia Michal Tomaszek, (1960) e Zbigniew Strazalkowski, (1958) e o sacerdote diocesano Alessandro Dordi que nasceu na Itália, em 1931.
Os três sacerdotes foram mortos por ódio à Fé nos dias 9 e 25 de agosto de 1991, nas localidades de Pariacoto e Rinconada na diocese peruana de Chimbote. Eles foram executados pelo chamado “Sendero Luminoso”, organização terrorista de ideologia marxista.
Sem ter ainda a documentação oficial da Santa Sé, o Bispo não duvida de que as preparações para a cerimônia de Beatificação serão iniciadas logo. “Será uma autêntica festada Fé e da vida”, disse o Bispo de Chimbote. Para ele, estamos diante de “maravilhosos testemunhos que são uma mensagem ao mundo de que existem cristãos dispostos a entregar sua vida pelo Evangelho, levados pelo amor, pela fé e a oblação”.
Junto com esses mártires também será beatificado um quarto membro do clero: o Arcebispo de San Salvador Dom Oscar Arnulfo Romero, declarado mártir por ódio à Fé. Dom Romero foi assassinado em 24 de março de 1980. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Aleteia
Deixe seu comentário