Gaudium news > Cardeal Cipriani se reúne com religiosas de vida ativa e contemplativa que fazem apostolado na Arquidiocese de Lima

Cardeal Cipriani se reúne com religiosas de vida ativa e contemplativa que fazem apostolado na Arquidiocese de Lima

Lima – Peru (Quarta-feira, 04-02-2015, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de Lima, Dom Juan Luis Cipriani Thorne, falou diante de um auditório repleto de religiosas pertencentes a 40 congregações que realizam trabalhos de apostolado na capital peruana. Mais de 400 religiosas se fizeram presentes no auditório do Colégio João XXIII durante a Jornada Mundial da Vida Consagrada.

Cardeal Cipriani se reúne com religiosas de vida ativa e contemplativa que fazem apostolado na Arquidiocese de Lima.jpg

“Sejam fiéis, voltem a ler e reler as constituições. E junto a essa fidelidade acrescenta-se algo muito prático: Olhem as mais velhas com respeito, com carinho, com veneração. Fizeram maravilhas ao longo de toda a história e continuarão fazendo”, expressou o purpurado.

O Cardeal Cipriani respondeu perguntas de diversas religiosas, e as convidou a sentir-se orgulhosas de serem mulheres na Igreja e nos planos de Deus.

“Na história da salvação o papel da mulher está no centro mesmo, são vocês porque são Maria, consagradas, são vocês as que levam a Jesus. Estejam muito felizes do que Deus quis para a mulher na história da salvação”, disse.

O purpurado teve uma palavra de reflexão sobre a unidade no interior de cada congregação. “Se tens que dizer algo para fazer a correção fraterna, conversa com essa tua irmã de maneira delicada. Olha-te um pouco quando esteja de mal humor e aproxime-se da confissão. Minha única preocupação é a unidade. Tenham fisionomia alegre porque o coração o tem alegre. Isso não se consegue com música, se consegue com a oração e a unidade”, refletiu.

Às religiosas de vida ativa, o Cardeal Cipriani recordou a importância de seu exemplo diante da comunidade. “As que trabalham em um hospital, em um colégio, em uma paróquia. Qualquer gesto de vocês ajuda muito aos demais. Deem esse testemunho de comunhão, saudando-se, sorrindo-se e querendo-se”, afirmou.

“E vocês que trabalham perto de um sacerdote ajudem-no, cuidem-no, apoiem-no. Aquela religiosa pode ser esse anjo custódio. Dê-lhe ânimo e alento. Há uma medicina que só vocês religiosas possuem, e é a alegria, sempre com vitalidade e ilusão”, acrescentou. Finalmente, o Cardeal Arcebispo de Lima agradeceu as religiosas todo o trabalho que realizam na Arquidiocese limenha.

No encontro estiveram presentes os Bispos auxiliares de Lima, Dom Adriano Tomasi, OFM, e Dom Raúl Chau; assim como o Padre José Tamínez, Vigário Episcopal de Religiosos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas