Milhares de fiéis no México vivem a tradicional festa do Menino Jesus “Niñopa”
Xochimilco – México (Terça-feira, 03-02-2015, Gaudium Press) A cada dia 02 de fevereiro, na Solenidade da Apresentação do Senhor, Dia da Candelária, o povo de Xochimilco no México vive uma especial tradição: a mudança de administração da imagem do Menino Jesus “Niñopa”, uma preciosa imagem do Divino Infante cuja origem data do século XVI, e é considerada uma das imagens mais antigas do culto católico da América.
O “Niñopa” é uma imagem do século XVI, considerada uma das mais antigas do culto católico na América. / Foto: Lurijan. |
Todos os anos, a efígie do Menino Jesus, que não tem um templo próprio, fica sob a custódia de uma das famílias dos bairros de Xochimilco, cujos membros se convertem em seus administradores. Um acontecimento que se vive em um grande ambiente de festa e para o qual se preparam de maneira especial.
A celebração transcorre na Paróquia de São Bernardino de Siena, que desde as primeiras horas começa a encher-se de peregrinos, não só da povoação mexicana, mas também do Distrito Federal, assim como outros lugares do México, que chegam ao lugar portando preciosas representações do Divino Menino vestidos com enfeites coloridos dignos de um rei, e chegam ao templo em procissão para presenciar a mudança de administradores do “Niñopa” de Xochimilco, que este ano estará a cargo da família Olivares Gonzáles.
A comemoração começou no último dia 02, antes do meio-dia quando a imagem do Menino Jesus foi recebida pelo Bispo Auxiliar do V Vicariato Episcopal, Dom Jorge Estada Solórzano, em companhia do Bispo Auxiliar do VIII Vicariato Episcopal, Dom Andrés Vargas Peña, e o Bispo Auxiliar Emérito, Dom Francisco Clavel Gil; além de Dom Mauro Cionini, Secretário da Nunciatura Apostólica no México.
Após a acolhida da imagem, e a bênção dos círios e velas -rito que ocorre por ocasião da festividade da Candelária-, seguiu uma solene celebração Eucarística que ocorreu diante da venerada imagem do “Niñopa”, que foi localizado no altar da Paróquia de São Bernardino de Siena.
Após a celebração da Santa Missa, o Padre Adrián Huera Mora, pároco de Lugar, fez a leitura do “Decálogo do Administrador” e das indicações do Instituto Nacional de Antropologia e História para o cuidado da imagem que tem acompanhado as famílias do povo de Xochimilco por mais de quatro séculos; e posteriormente o pequeno Jesus foi entregue à família Olivares Gonzáles, que esperou 33 anos para converter-se nos administradores do “Niñopa”.
Para receber ao Menino Jesus, a família Olivares teve que acondicionar seu lar com um digno altar para o pequeno Rei, que é agora seu novo morador; um acontecimento que é todo uma honra e bênção.
O cuidado do “Niñopa” é confiado a uma família de Xochimilco. / Foto: Rex Hays. |
A tradição do “Niñopa” remonta aos evangelizadores espanhóis, que introduziram a imagem do Menino Jesus na comunidade de Xochimilco durante as festividades natalinas. Com o tempo, a tradição foi incorporada ao interior das famílias que desde o século XIX esteve ao cuidado da imagem do Divino Menino. A partir dali sua custódia roda entre as famílias dos bairros de Xochimilco, evento que se converteu em um dos epicentros da vida religiosa do lugar. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário