Gaudium news > Congresso no México fala sobre “O Espírito da Música Litúrgica no Tempo da Páscoa”

Congresso no México fala sobre “O Espírito da Música Litúrgica no Tempo da Páscoa”

Cuautitlán – México (Terça-feira, 03-02-2015, Gaudium Press) As comissões provinciais e diocesanas de música sacra, diretores e professores de escolas de música sagrada, professores de música litúrgica nos seminários, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e ministros de música litúrgica do México se reuniram por ocasião do 38º Congresso Nacional de Música Litúrgica, que foi iniciado no dia 02 de fevereiro e que irá até o dia 06, na Casa da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Diocese de Cuautitlán.

Congresso no México fala sobre _O Espírito da Música Litúrgica no Tempo da Páscoa_ 2.jpg

Organizada pela Dimensão Episcopal de Música Litúrgica (DEMALI) da CEM, o encontro deste ano se propõem abordar o tema “O Espírito da Música Litúrgica no Tempo de Páscoa”. “Nos propusemos neste Congresso a aprofundar nas celebrações litúrgicas do Tempo Pascal, para dispor-nos a vivê-las intensamente e para ajudar a comunidade eclesial, a partir do ministério da música, a ter um encontro gozoso com Cristo Ressuscitado”, explica Dom Francisco Moreno Barrón, Bispo de Tlaxcala e responsável da DEMUSLI, em uma mensagem audiovisual.

Entre os objetivos específicos, o evento também busca dispôr um espaço de encontro pessoal e eclesial, que logo se traduza em cada uma das comunidades. Além disso, pretende oferecer maior preparação com o estudo dos materiais de música, para assim oferecer um melhor serviço no ministério do canto durante o tempo pascal, e propiciar a convivência e o intercâmbio de experiências entre os ministérios de música litúrgica; além de impulsionar a música litúrgica nas províncias eclesiásticas e dioceses mexicanas.

Adicionalmente, outro dos propósitos do congresso é o de fortalecer a Federação Mexicana de Pueri Cantores e seu vínculo com a Federação Internacional de Pueri Cantores.

O encontro, como ocorreu em edições anteriores, se desenvolverá entorno de cursos de direção coral, canto gregoriano, órgão, salmodia e edição de partituras. Além disso, as delegações participarão das celebrações Eucarísticas, das laudes solenes, de conferências, assim como concertos e momentos de convivência e intercâmbio.

“Viveremos este Congresso com grande sentido eclesial, a fim de dar um renovado impulso para a música litúrgica nas Províncias Eclesiásticas e Dioceses do México”, conclui Dom Moreno Barrón.

Desde sempre a música sacra tem feito parte integral da Liturgia solene, como se descreve na Constituição ‘Sacrosanctum Concilium’ sobre a Sagrada Liturgia: “A tradição musical da Igreja universal constitui um tesouro de valor inestimável, que sobressai entre as demais expressões artísticas, principalmente porque o canto sagrado, unido às palavras, constitui uma parte necessária ou integral da Liturgia solene”.

Congresso no México fala sobre _O Espírito da Música Litúrgica no Tempo da Páscoa_.jpg
“A tradição musical da Igreja universal constitui um tesouro de valor
inestimável, que sobresai entre as demais expressões artísticas”:
Constitución ‘Sacrosanctum Concilium’ / Foto: demusli.mx.

“A música sacra (…) será tanto mais santa quanto mais intimamente esteja unida à ação litúrgica, já seja expressando com maior delicadeza a oração ou fomentando a unanimidade, seja enriquecendo a maior solenidade dos ritos sagrados. Além disso, a Igreja aprova e admite no culto divino todas as formas de arte autêntica que estejam adornadas das devidas qualidades”, continua a Constituição. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas