Novo reitor do Santuário é empossado na Basílica de Aparecida
Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 02-02-2015, Gaudium Press) O Padre João Batista de Almeida será o novo reitor do Santuário Nacional de Aparecida. Nomeado recentemente pelo Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, o missionário redentorista tomou posse do novo cargo em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro.
Sendo assim, o Padre João Batista substitui o atual reitor, Padre Domingos Sávio.
Nesta ocasião, a Santa Missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Darci José, pelo bispo emérito de Rubiataba, em Goiás, Dom José Carlos de Oliveira, e pelo Superior Provincial do Estado de São Paulo, Padre Rogério Gomes.
Designado para assumir a função por um período de três anos, Padre João Batista permanecerá até o ano das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 2017.
Santa Missa de posse do novo reitor do Santuário de Aparecida
Dom Damasceno, em sua homilia, ressaltou não apenas a importância do trabalho pastoral do Santuário, mas também do acolhimento aos milhares de romeiros que visitam com frequência a Casa da Mãe Aparecida.
“Que a Palavra de Deus seja anunciada com diligência; a vida litúrgica seja incentivada adequadamente, principalmente, a celebração piedosa e participada da Eucaristia, e seja oferecido, diariamente, a todos os romeiros e aos que procuram, a misericórdia e o perdão de Deus no sacramento da penitência. Sejam cultivadas formas aprovadas de piedade popular.”
O Arcebispo de Aparecida aconselhou ainda novo reitor: “faça tudo para que os romeiros sejam bem acolhidos, como uma forma de evangelizar”, e em seguida, parabenizou-o e agradeceu-o por aceitar a missão.
“Que Nossa Senhora Aparecida o proteja e torne frutuoso o seu ministério pastoral neste Santuário, com a graça de Deus”, completou.
Por sua vez, Padre João Batista, alegre pela receptividade calorosa que recebeu, aproveitou para agradecer ao Cardeal e ao Provincial padre Rogério Gomes pela confiança ao nomeá-lo reitor, bem como aos familiares, colaboradores do Santuário e devotos presentes.
“A partir de hoje, nós formamos um grande corpo missionário e temos muito a fazer nos próximos anos. O Santuário Nacional é, para muitos, um lugar de libertação. Muitos são aqueles que vêm em busca de liberdade de consciência, liberdade de vida”, expressou.
Padre João Batista de Almeida
Oriundo de Tabuleiro, Minas Gerais, o religioso começou logo cedo sua caminhada religiosa. Com apenas 12 anos, ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor. Depois, deu início aos estudos de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
No dia 30 de janeiro de 1983, professou os primeiros votos como Missionário Redentorista.
Padre João Batista atuou, no período de 1988 a 1999, nas atividades pastorais do Santuário Nacional, dedicando-se mais precisamente aos trabalhos de assistência aos romeiros de Nossa Senhora. (LMI)
Deixe seu comentário