Gaudium news > Pesquisa no Reino Unido revela grande afeto por templos, inclusive por parte dos não crentes

Pesquisa no Reino Unido revela grande afeto por templos, inclusive por parte dos não crentes

Londres – Inglaterra (Segunda-feira, 02-02-2015, Gaudium Press) A Organização “National Churches Trust”, entidade de caridade privada dedicada a preservação dos templos com valor histórico, arquitetônico ou comunitário, revelou os dados de um estudo realizado para medir o grau de apreço que sentem os cidadãos pelas edificações dedicadas ao culto divino. Sua descoberta é que uma grande maioria da população, 79% do total de entrevistados, quer os templos e os considera importantes para a história e a cultura. Este apreço demonstrou ser notável inclusive entre os não cristãos e pessoas que afirmam não ter nenhuma religião.

Pesquisa no Reino Unido revela grande afeto por templos, inclusive por parte dos não crentes.jpg
Catedral de Westminster, Londres, Inglaterra.
Foto: Mazur/catholicnews.org.uk

O papel dos templos para a história e a herança cultural (valorizado por 72% dos não cristãos e 71% das pessoas sem religião) não é o único aspecto apreciado. Também o é sua função atual, já que as edificações são consideradas espaços importantes para a comunidade por 74% dos entrevistados. Novamente a maioria dos não cristãos (67%) ou não religiosos (64%) manifestaram estar de acordo com esta afirmação, e inclusive muitos deles visitaram um templo no último ano apesar de não compartilhar a fé (40% dos não cristãos e 27% dos não religiosos).

Da mesma maneira, a valorização positiva da história e a atualidade dos templos gera um apoio de 59% dos britânicos à noção de que restaurar e reparar os templos deteriorados redunda em benefício do total da povoação e não apenas aos crentes que usam habitualmente os recintos sagrados. “Esta pesquisa mostra que o público britânico vê as igrejas e capelas como bens nacionais de grande importância e de benefício para todos”, expressou a chefe executiva da National Churches Trust, Claire Walker, que lamentou que sua organização não possa restaurar e reparar mais que uma pequena porcentagem dos templos que necessitam manutenção e que não contam com recursos suficientes.

“Espero que o amplo apoio do público às edificações dos templos demonstrado nesta pesquisa ajude a segurar que outros contribuintes, como o Heritage Lottery Fund, continuem fazendo da reparação de igrejas e capelas uma prioridade atribuição de donativos”, comentou a chefe executiva. A especialista também destacou que os templos se são visitados por uma grande parte dos cidadãos e que os mesmos devem ser preservados, sendo as reparações e a disponibilidade de serviços de apoio uma prioridade para que um maior número de pessoas os visite mais aos poucos. “Pode que seja edifícios históricos”, concluiu. “Mas também podem ser parte de nosso futuro”.

A pesquisa foi encarregada à firma ComRes, que entrevistou a 2061 pessoas adultas entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2014, garantindo que a mostra seja representativa da povoação britânica atual. A firma pesquisadora é membro do British Polling Council e se rege pelas normas do grêmio no Reino Unido. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas