Romaria de Nossa Senhora de Lourdes e do Enfermo em Frederico Westphalen
Osvaldo Cruz – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 02/02/2015, Gaudium Press) A Diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, através da paróquia São Roque, de Taquaruçu do Sul, mais precisamente na capela de Osvaldo Cruz, promoverá no dia 12 de fevereiro a 39ª Romaria de Nossa Senhora de Lourdes e a 14ª Romaria Diocesana do Enfermo.
Desde 1999 essa capela foi instituída como ponto de encontro de oração, romaria e peregrinação a Nossa Senhora de Lourdes, com a participação de enfermos da região.
A caminhada deste ano terá como tema: “Maria, ajuda-nos a unir-nos a Cristo e seu sacrifício na Eucaristia”. Em preparação para grande festa, está sendo realizada uma novena desde o dia 29 de janeiro até o dia 6 de fevereiro, sempre a partir das 20hs. Nesta semana, os encontros da novena refletirão os seguintes temas: “O sacrifício eucarístico: ação de graças e memorial”; “O sacrifício eucarístico: presença real de Cristo na Eucaristia”; “O banquete pascal: tomai e comei”; “O banquete pascal: os frutos da comunhão” e “Eucaristia: antecipação da glória dos céus”.
No dia da festa, 8 de fevereiro, a programação iniciará logo cedo ao amanhecer, marcando a alvorada às 6h, com o “Despertar com Maria”. Às 9h será realizada a recepção dos romeiros para a Missa Solene, que será celebrada, às 10h, pelo Bispo diocesano Dom Antônio Carlos Rossi Keller. Logo após, às 11h, os celebrantes presentes darão aos romeiros a benção do Santíssimo Sacramento e da Saúde. Em seguida, haverá um almoço de confraternização.
Para a Diocese gaúcha, a romaria é uma atividade importante, que relembra a todos os diocesanos a importância de Nossa Senhora de Lourdes e também deste dia de oração pelos enfermos. A organização do evento ainda destacou que as atividades da romaria são uma ótima oportunidade para todos se mostrarem solidários para com o seu próximo, para fazer uma peregrinação em solidariedade aos doentes, a todos aqueles que sofrem, a todos aqueles que tanto necessitam de ajuda.
A maioria dos romeiros vai até a gruta em Osvaldo Cruz apresentar pedidos de graças com vistas à recuperação da saúde, outros vão manifestar sua gratidão ou mesmo pagar promessas já atendidas.
Nossa Senhora de Lourdes
Em 1858, na cidade de Lourdes (França), a menina Bernadete Soubirous foi procurar gravetos e ficou atraída por uma luz que saía de uma gruta. Ao se aproximar, viu uma mulher vestida de branco, com uma faixa azul e um terço. Era Nossa Senhora. As aparições se repetiram nos dias seguintes e a santa pedia que os fiéis rezassem o terço e se convertessem. Uma fonte de água surgiu na gruta e muitos doentes foram curados após beberem da água.
A partir daí, milhões de peregrinos passaram a visitar o santuário, pedindo a intercessão da santa. Seguindo-se aos eventos das aparições e das curas milagrosas, uma investigação foi estabelecida por determinação do Papa. Depois de longas deliberações e cuidadoso exame das evidências, foi declarado que as visões da Virgem Maria tinham realmente ocorrido na gruta de Lourdes.
Devido aos milagres e curas ocorridas na gruta, Nossa Senhora de Lourdes foi considerada a Padroeira Mundial do Enfermo e do Doente pelo Papa João Paulo II.
A vidente da santa, Bernadete, morreu aos 35 anos após um intenso e penoso sofrimento que lhe impuseram seus diversos males. Ela foi beatificada em 1925. Já em 1933, pela santidade de sua vida, o Papa Pio XII a canonizou. (FB)
Deixe seu comentário