Uruguai celebra Grande Rosário de Bênçãos para as Famílias
Montevidéu – Uruguai (Terça-feira, 27-01-2015, Gaudium Press) “A família que reza unida, permanece unida”, dizia o Papa João Paulo II. Inspirados por estas palavras do Santo Pontífice, a Igreja que peregrina em Montevidéu (Uruguai), celebrou no último sábado, 24, a quarta versão do “Grande Rosário de Bênçãos para as Famílias”. Animada a cada ano pela paróquia do Santuário da Medalha Milagrosa e Santo Agostinho, o evento contou com a participação de milhares de pessoas -crianças, adultos e jovens-, e a presença do Arcebispo de Montevidéu, e futuro Cardeal, Dom Daniel Sturla, que juntos elevaram uma oração a Deus, com a mediação ad Virgem Maria, pelas famílias.
Dom Daniel Sturla, Arcebispo de Montevidéu / Foto: DECOS-Mdeo. |
O evento iniciou às 18h com uma procissão que saiu da paróquia da Medalha Milagrosa, a qual esteve presidida pela imagem da Virgem titular do Santuário, acompanhada pelo pároco, o Padre Fabián Barrera, e culminou na Aduana de Oribe, onde se congregaram as famílias procedentes de vários pontos de Montevidéu, inclusive da Argentina, para rezar o Santo Rosário.
De acordo com Dom Sturla, que dirigiu umas palavras aos presentes e foi citado pelo El País, um dos propósitos do encontro do último sábado era de enviar “uma mensagem aos fiéis para motivar o modelo de família cristã”, e “propor com claridade nosso modelo cristão”, dando “um testemunho de família como deus quer: papai, mamãe, filhos”.
Disse também que atualmente existe uma crise de família “pela quantidade de separações ou situações de fato que há”, e que por isso “se faz necessário um anúncio gozoso da família segundo o plano de Deus”.
Após o futuro Cardeal concluir sua intervenção, e antes da oração do Rosário, ocorreu um belo gesto em honra a Nossa Senhora: foi lançado ao céu um rosário formado por balões de hélio de tons celeste e amarelo. Após isso, as milhares de pessoas ali congregadas se uniram em unísono com a oração mariana para pedir pelas famílias.
“É um evento muito pitoresco. Tudo se vê muito lindo iluminado por uma multidão de velas. Todo o Puertito del Buceo fica iluminado, enquanto se reza em um clima de devoção e com cantos. Também se reparte material religioso gratuitamente a todas as pessoas, rosários, velas, medalhas da Santíssima Virgem”, comentou o Padre Barrera.
A jornada mariana culminou com uma homenagem musical à Mãe de Deus com a participação de vários coros de Montevidéu.
“O Rosário é uma oração da família e pela família”
Milhares de pessoas se reuniram para participar do Santo Rosário. Como gesto simbólico se elevou ao céu um Rosário de balões / Fotos: DECOS-Mdeo. |
Foi o Papa São João Paulo II quem fomentou de maneira especial a oração do Santo Rosário em família e pela família. Assim o deixou escrito na Carta Apostólica ‘Rosarium Virginis Mariae’, que dirigiu precisamente sobre o Santo Rosário. Nela o Santo Pontífice disse: “O Rosário é também, desde sempre, uma oração da família e pela família. Antes esta oração era apreciada particularmente pelas famílias cristãs, e certamente favorecia sua comunhão. Convêm não descuidar esta preciosa herança. Deve-se voltar a rezar em família e a rogar pelas famílias, utilizando esta forma de oração”.
Logo continua: “A família que reza unida, permanece unida. O Santo Rosário, por antiga tradição, é uma oração que se presta particularmente para reunir a família. Contemplando a Jesus, cada um de seus membros recupera também a capacidade de voltar-se a olhar nos olhos, para comunicar, solidarizar-se, perdoar-se reciprocamente e começar novamente com um pacto de amor renovado pelo Espírito de Deus”.
“A família que reza unida o Rosário reproduz um pouco o clima da casa de Nazaré: Jesus está no centro, se compartilham com ele alegrias e dores, se colocam em suas mãos as necessidades e projetos, se obtêm dele a esperança e a força para o caminho”, conclui. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário