Gaudium news > Sri Lanka celebra primeira festa de seu primeiro Santo

Sri Lanka celebra primeira festa de seu primeiro Santo

Colombo – Sri Lanka (Terça-feira, 27-01-2015, Gaudium Press) – A festa do primeiro santo do Sri Lanka, canonizado duas semanas atrás pelo Papa Francisco, foi celebrada no último sábado, 24 de janeiro, em Kurunegala.Sao-Jose-Vaz.jpg

Kurunegala fica a noroeste do Sri Lanka e foi por muitos anos a região onde São José Vaz exerceu sua missão evangelizadora. Ali fica a paróquia de Galgamuwa que ainda hoje conserva traços de sua presença e influência.

Na primeira missa em honra do novo santo da Igreja estiveram presente mais de seis mil crianças. Todas elas frequentam as noventa e oito escolas dominicais que onde a diocese oferece aulas de catecismo e de formação religiosa.

A Diocese de Kurunegala preocupa-se bastante com a missão de formação das crianças postas sob sua jurisdição. Tanto é assim que para este ano de 2015 nela foi instituído o “Ano da Criança”.

Presidida pelo arcebispo de Colombo, Cardeal Malcom Ranjith, a missa foi concelebrada pelo bispo da diocese, Dom Harold Anthony, e por dezenas de sacerdotes, que distribuíram mais de quatro mil comunhões.

Na homilia do Cardeal Ranjith lembrou que “José Vaz deixou a sua família, a sua nação (a Índia) e veio estar conosco como um apóstolo, após ter conhecido todos os sofrimentos e os problemas dos quais a nossa Igreja Católica sofria. Ele caminhou por todas as praias do Sri Lanka, entrando em muitas aldeias e vilarejos e ajudou todos os católicos a conservarem a sua fé”.

“Pe. Vaz teve que enfrentar muitas dificuldades e sofrimentos. Mas não abandonou a sua missão, mantendo-se unido a Jesus e seguindo adiante”.

São José Vaz “Morreu aos 63 anos servindo a Deus de um modo especial. Mas ele, em sua adolescência, jamais teria pensado que viria ao Sri Lanka e realizaria um tal serviço para Deus e para os católicos”.

E o Cardeal cingalês, ao concluir suas palavras, transmitiu para as seis mil crianças uma lição que deveria servir de exemplo para elas: “todas vocês, crianças, devem rezar e amar mais Jesus, pedindo a bênção de Deus para ser outro José Vaz… outro santo em nosso país. Vocês poderão conseguir!” (JSG)

Da redação, com informações Agência Fides

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas