Fim das hostilidades na Ucrânia, pede Santo Padre
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 26-01-2015, Gaudium Press) – “Sigo com profunda preocupação a escalada dos combates no leste da Ucrânia, que continuam a causar numerosas vítimas entre a população civil. Enquanto asseguro as minhas orações por todos os que sofrem, renovo meu premente apelo para que sejam retomadas as tentativas de diálogo e se coloque fim a todas as hostilidades”.
Estas foram palavras do Papa Francisco ditas após a oração do Angelus e da sua Benção Apostólica, diante de mais de 50 mil fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro no domingo, dia 25 de janeiro.
As declarações do Papa estão ligadas à difícil situação por que passa a Ucrânia neste momento quando se prepara uma resposta militar aos separatistas pró-russos no leste, após um bombardeio em Mariupol atribuído aos rebeldes quando morreram 30 pessoas.
Para o presidente ucraniano Petro Porochenko, “não há alternativa”: “A Ucrânia é partidária de uma solução pacífica para o conflito. Nós não vemos alternativa aos acordos de Minsk”, declarou ele durante uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança Nacional e Defesa realizada após o ataque dos pró-russos neste sábado. (JSG)
Deixe seu comentário