Arquidiocese de Manaus sedia abertura do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude
Manaus – Amazonas (Quarta-feira, 21-01-2015, Gaudium Press) O 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude iniciou-se neste domingo, 18, com a celebração de uma Santa Missa, na Arquidiocese de Manaus, no Amazonas.
A abertura do evento – que prossegue até o dia 25 de janeiro – contou com a presença de cerca de 4 mil pessoas, que assistiram a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva.
“No Encontro das águas, partilhamos a vida, o pão e a utopia!” é o tema da reunião da Pastoral da Juventude, que acompanha a citação bíblica que recorda o evangelho do último domingo “Mestre, onde moras? Vinde e vede!” (Jo 1,38b-39a).
Na abertura da cerimônia, Dom Eduardo Pinheiro destacou, em sua homilia, a missão e vocação da juventude na defesa e anúncio da vida. Segundo ele, “o apelo de Jesus aos discípulos de seguimento é o mesmo que se faz à Pastoral da Juventude hoje”.
Logo no primeiro dia do 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, houve discussões entre os assessores, representantes da juventude e os bispos presentes sobre a temática proposta pela organização do evento.
Ao longo da apresentação da Coordenação e da Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude, o Bispo Auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio da Silva, rememorou a Exortação Apostólica “Evangelli Gaudium”, de autoria do Papa Francisco.
“O Papa Francisco nos pede uma Igreja em saída e vocês são a Pastoral da Juventude em saída, em movimento”, disse. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Deixe seu comentário