Gaudium news > Catequistas em Singapura recebem conselhos para ensinar às crianças a comportarem-se na Missa

Catequistas em Singapura recebem conselhos para ensinar às crianças a comportarem-se na Missa

Singapura (Quarta-feira, 21-01-2015, Gaudium Press) Ensinar as crianças a manter um comportamento devido na Missa e valorizar seu profundo significado é um dos desafios mais comuns dos padres, catequistas e sacerdotes católicos. A Arquidiocese de Singapura, através de sua Comissão para as Escolas Católicas, organizou no dia 04 de janeiro um curso para abordar este desafio a partir da catequese. O evento aconteceu na igreja de Santo Inácio e contou com a presença da Dra. Margaret Anne Carter, experimentada professora de Educação da Universidade James Cook de Austrália.

Catequistas em Singapura recebem conselhos para ensinar às crianças a comportarem-se na Missa.jpg
Inculcar nas crianças a devoção e respeito pela Eucaristia é um
desafio às vezes considerável para pais e catequistas.
Foto: Adogcalledstray.

Uma das chaves da formação das crianças é, segundo a educadora, que eles possam responder por si mesmos a várias perguntas sobre o sentido e o comportamento no templo. “Quem merece tua atenção e respeito quando está na Missa? Por que necessitamos escutar na Eucaristia?” foram algumas das perguntas destacadas pelo informativo Catholic News Singapur. Outras perguntas que os próprios meninos podem responder incluem suas próprias sugestões de como podem estar calmos durante a Missa e que coisas podem fazer em lugar de estar inquietos no templo.

Como é previsível que as crianças, especialmente as de menor idade, podem cansar-se e chamar a atenção durante as celebrações, a conferencista aconselhou preparar a nível paroquial um espaço especial que possam usar as famílias quando os infantes se ponham especialmente inquietos e determinar os conselhos que podem dar aos pais nos boletins paroquiais ou em anúncios antes da celebração.

Os sacerdotes podem também felicitar e agradecer a assembleia, incluindo as crianças, quando se apresente um bom comportamento, de maneira que eles identifiquem quais são as condutas corretas que devem assumir, explicou Carter. Também aconselhou elaborar materiais catequéticos como folhetos e ilustrações que expliquem às crianças o que acontece na Missa e a maneira indicada de participar nela.

Os catequistas presentes agradeceram os conselhos e destacaram a simplicidade com a qual se pode conversar com uma criança para que ela compreenda o sentido da celebração, escutando também ao pequeno para compreender quão consciente é do que acontece no sacramento. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas