Gaudium news > Irmãs Adoradoras da Misericórdia recebem votos perpétuos

Irmãs Adoradoras da Misericórdia recebem votos perpétuos

Caçador – Santa Catarina (Quarta-Feira, 21-01-2015, Gaudium Press) Em comemoração aos dez anos de fundação da Comunidade Servos Adoradores da Misericórdia, serão realizadas, a partir da próxima semana, os votos perpétuos de quatro irmãs: Madre Verônica da Divina Face; Irmã Tereza das Chagas; Irmã Rosa da Cruz e Irmã Tereza das Chagas. Três das religiosas receberão seus votos em Santa Catarina e somente uma receberá no Estado do Paraná.

A programação das cerimônias será realizada da seguinte forma: Madre Verônica da Divina Face e Irmã Tereza das Chagas celebrarão seus votos no dia 31 de janeiro, às 19h30, na casa mãe da comunidade na Linha Rio Bugre, em Caçador, em Santa Catarina; Irmã Rosa da Cruz receberá seus votos no dia 3 de fevereiro, às 19h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Treze Tílias, também em Santa Catarina; e a cerimônia da Irmã Tereza das Chagas será no dia 7 de fevereiro, às 20h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Ariranha do Ivaí, no Paraná.

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Caçador, é necessário um longo processo de formação para que alguém se torne um religioso consagrado. São realizadas as etapas do aspirantado, postulantado, em seguida o noviciado, quando realizam-se os votos temporários, depois o juniorato e a profissão perpétua, quando a pessoa dá o seu sim definitivo.

Neste caso específico das Irmãs, além de todas essas etapas, elas ainda participarão de um retiro silencioso, no período de duas semanas, antes de professarem os seus votos. Elas são as primeiras irmãs a realizarem os votos perpétuos dentro da Comunidade Servos Adoradores da Misericórdia.

Comunidade Servos Adoradores da Misericórdia

Trata-se de uma Comunidade de Vida e Aliança, da Igreja Católica Apostólica Romana, de Direito diocesano, que está a caminho de se tornar um Instituto de Vida Consagrada. No coração do Padre José Juan da Misericórdia, Deus plantou o carisma de fundação. Uma Santa Missa, realizada no dia 2 de fevereiro de 2005, e celebrada por Dom Luiz Carlos Eccel, até então bispo da Diocese de Caçador, marcou a data de fundação da comunidade.

As Irmãs Adoradoras usam o hábito religioso e professam os votos sagrados de pobreza, castidade e obediência, e um quarto voto de escravidão a SS Rainha do Céus. Na Comunidade de Aliança, pessoas de diferentes idades e estado civil fazem a consagração de vida por meio das promessas de viver na obediência, na castidade e escravidão a SS Virgem Maria.

A primeira casa de missão fora de Caçador foi aberta em 2011, em Cocal do Sul, pertencente à Diocese de Criciúma. Em 2012, foi aberta a segunda casa de missão em outra diocese, desta vez no Nordeste do Brasil, na Diocese de Teixeira de Freitas, na Bahia. Atualmente, a comunidade conta com quatro casas de missão: duas em Caçador, uma em Criciúma e outra na Diocese de Teixeira de Freitas. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas