Gaudium news > Mostra de objetos sacros será inaugurada no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Mostra de objetos sacros será inaugurada no Museu de Arte Sacra de São Paulo

São Paulo (Quarta-feira, 21-01-2015, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) em meio as comemorações pelos 461 anos da cidade paulista, inaugurará nesta sexta-feira, 24, uma exposição que contará com diversos objetos sacros, contextualizando com a produção dessas obras na ourivesaria.

arte_na_ourivesaria_no_museu_de_arte_sacra.jpg

Considerada uma arte dos tempos antigos, datada de 2.500 a.C., a ourivesaria é responsável pela produção de peças como âmbulas, cálices, cruzes, entre outros, feitos a partir de metais preciosos – a prata e o ouro -, para a fabricação de joias e demais ornamentos.

Contando com mais de 130 peças, a exposição intitulada “Arte Sacra na Ourivesaria” possui aproximadamente 130 peças sacras, entre joias, relíquias, ostensórios, cálices, santos óleos e uma instalação de lampadários.

O diretor executivo do Museu de Arte Sacra, José Carlos Marçal de Barros, acredita que a exposição tem o propósito de conduzir o visitante à história das tradições litúrgicas que fizeram parte da Igreja de São Paulo.

Em nota, o diretor afirmou ainda que os itens do acervo que encontra-se presente na mostra “prestaram-se no passado às celebrações de batismo, casamento, morte; às comemorações de datas especiais, às coroações e ocasiões de alta significação simbólica e devocional”.

“Ao promover a exibição deste rico acervo, o MAS-SP pretende que o espectador releia os simbolismos da vida cristã contidos em cada um desses objetos, os quais carregam em si atribuições sagradas e a verdadeira história de riquezas da São Paulo colonial”, acrescentou.

Dentre as peças de maior destaque da exposição estão aquelas utilizadas pelo então Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, assim como as coroas em ouro do período e outros objetos oferecidos à Antiga Sé de São Paulo pelo Rei Dom João V. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Museu de Arte Sacra de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas