Conferência Episcopal das Filipinas se reúne em Assembleia
Manila – Filipinas (Terça-feira, 20-01-2015, Gaudium Press) Poucas horas depois da partida do Papa das Filipinas, a Conferência Episcopal do país se reuniu em Assembleia plenária, onde os Bispos analisam sua realidade local ainda sob o impacto da visita do Papa.
Sobre os trabalhos de Nova Evangelização e a atenção pastoral aos pobres, após a viagem apostólica, falou o Padre Melvin Castro, Secretário da Comissão para a Família e Vida da Conferência Episcopal das Filipinas: “Naturalmente se verão estas necessidades urgentes de uma maneira nova depois do choque positivo representado pela visita do Papa”. “Entre os Bispos, entre o clero e os fiéis, há um grande entusiasmo pelo que o Papa Francisco doou a nossa Igreja. O Papa recebeu energia espiritual da multidão de fiéis que o acolheram, e nossa Igreja nas Filipinas, por sua vez, recebeu um grande consolo e uma forte injeção de entusiasmo para viver e professar sua Fé, pela presença e as palavras de Francisco”, enfatizou o Padre Castro.
Acerca do efeito das palavras do Papa sobre a visão que se tem dos pobres, o Secretário da Comissão para a Família conceituou que “não se olha para os pobres com um enfoque paternalista ou assistencial, mas que se os vê como mestres de vida. Os pobres ensinam que o homem vale pelo que é e não pelo que tem, e logo ensinam a Fé em Deus e sua providência”.
Finalmente sobre o tema família, o Padre Castro expressou seu contentamento porque “o Papa falou claramente em defesa da família e estigmatizou a colonização ideológica que provêm da cultura ocidental, que exporta o divórcio, o aborto, o matrimônio homosexual, convidando-os a promover e a defender a família de acordo com os valores tradicionais da cultura filipina”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário