Diocese de Cruz Alta promove Curso de Lideranças Leigas 2015
Cruz Alta – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 20/01/2015, Gaudium Press) A Diocese de Cruz Alta, no Estado do Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas para o Curso de Lideranças Leigas 2015 até o dia 16 de março. A atividade tem como meta capacitar lideranças de comunidades e movimentos eclesiais da região através de uma espiritualidade mística e sólida e conteúdos fundamentados em metodologias adequadas.
O coordenador diocesano de Pastoral, Padre Magnus Camargo, avalia que o papel do leigo na Igreja Católica vem tomando grandes proporções. Segundo ele, é possível dizer hoje que o leigo possui um papel de fundamental importância no trabalho evangelizador e, portanto, a Diocese se empenha em sua formação.
“Reafirmamos a importância, e mesmo a urgência, de investir na formação específica dos leigos para darem testemunho de Cristo e dos valores do Reino no que diz respeito às grandes questões que afetam o povo brasileiro e, nesta época de globalização, o planeta como um todo”, afirma o sacerdote.
O curso será dividido em quatro etapas e terá a seguinte programação: 1ª etapa, de 10 a 12 de abril; 2ª etapa, de 12 a 14 de junho; 3ª etapa, de 21 a 23 de agosto; e 4ª etapa, de 25 a 27 de setembro.
A missão dos leigos
Os leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço do Reino de Deus. Estamos nos mês vocacional, e neste mês recordamos e rezamos pelas diversas vocações: a sacerdotal, a diaconal, a religiosa e a leiga.
Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, Ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos. No entanto, a missão mais importante dos leigos é no mundo, pois eles são chamados a realizar sua missão dentro das realidades nas quais se encontra no dia-a-dia.
Na família, no trabalho, na escola, no mundo da política e da cultura, nos movimentos populares e sindicais, nos meios de comunicação, é chamado a testemunhar, pela palavra e pela vida, a mensagem de Jesus Cristo. Nessas realidades, é chamado a desempenhar sua missão, necessária e insubstituível. (FB)
Deixe seu comentário