Cidade catarinense acolhe Retiro Nacional de Seminaristas
Florianópolis – Santa Catarina (Terça-feira, 20-01-2015, Gaudium Press) A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, acolheu nesses últimos dias o Retiro Nacional de Seminaristas.
Na ocasião, centenas de seminaristas de todo o Estado catarinense tiveram a oportunidade de participar de momentos celebrativos e reflexivos.
O Bispo de Marajó, no Pará, Dom Azcona Hermoso, exortou os religiosos a ouvir o clamor do Espírito Santo. Por sua vez, o Padre Sérgio, da Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, explicava-os sobre a importância da confissão.
Ao longo dos dias, os participantes revezaram-se na tradicional vigília eucarística, em Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na última noite de atividades, o retiro foi encerrado depois de feita uma avaliação pelos próprios seminaristas acerca do evento. Logo depois, acontece uma Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Belém e diretor espiritual, Dom Alberto Taveira.
Dom Alberto ressaltou aos participantes que o retiro é um momento onde damos graça pela Renovação Carismática, oferecendo a todos os carismas do Espírito Santo. “É uma graça especial pela formação que a renovação carismática pode oferecer e também para a prática ministerial”, afirmou.
Dom Azcona aproveitou para reforçar a necessidade do encontro para cada um dos seminaristas.
“Esse é um momento definitivo para confirmar a vocação. Essa certeza íntima de que são chamados por Jesus é um bem precioso nestes tempos confusos em que discernimento é difícil.”
Ainda conforme o Bispo de Marajó, junto a experiência do encontro, “está a vivência comunitária, de formar no futuro uma profunda fraternidade sacerdotal”. (LMI)
Deixe seu comentário