Cardeal Arcebispo de Manila fala sobre sentimentos do Papa em sua visita as Filipinas
Manila – Filipinas (Segunda-feira, 19-01-2015, Gaudium Press) Mais de 7 milhões de fiéis filipinos enfrentaram as fortes chuvas para acompanhar a Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco, que foi finalizada com as palavras de dois representantes da Igreja católica do país asiático.
O Arcebispo de Lingayen-Dagupan, Dom Socrates Villegas, disse que o Santo Padre é como se fosse “o nosso sol” e que assim, “Não sentimos a chuva”, demonstrando seu agradecimento pela presença do Pontífice nas Filipinas.
Por sua vez, o Arcebispo de Manila, capital filipina, Dom Luis Antonio Tagle, expressou seu apreço ao Papa agradecendo-o “em nome das crianças de rua, dos órfãos, das viúvas, dos sem-casa, operários, camponeses, pescadores, enfermos, idosos abandonados, famílias de pessoas desaparecidas, vítimas de discriminação”, entre outros, bem como “em nome dos sobreviventes de calamidades naturais e conflitos armados”.
No local o qual foi realizada a Missa, segundo Dom Tagle, é “onde se veneram os heróis, aonde os presidentes tomam posse do cargo e aonde os Papas encontram os filipinos”, sendo neste o lugar onde o povo é enviado “como missionários de luz”.
“Vossa santidade esteve aqui três dias e partirá amanhã (segunda-feira, 19). Nós queremos ir com o senhor, mas não a Roma, e sim às periferias do mundo”, afirmou.
Após a celebração, o Cardeal Tagle participou de uma entrevista coletiva e confessou aos jornalistas presentes que o Papa havia perguntado, durante toda sua jornada, quantas pessoas haviam nas celebrações as quais presidiu.
O purpurado explicou ainda que o Santo Padre ficou surpreso ao sentir o entusiasmo dos fiéis que o acompanharam na Celebração Eucarística realizada no Parque Rizal, sob a ininterrupta chuva que caia no local.
A Santa Missa encerrou de forma oficial a passagem do Papa Francisco as Filipinas, iniciada no dia 15 de janeiro.
Regressando para a Nunciatura Apostólica de Manila, onde estava hospedado, centenas de filipinos já o aguardavam e entoavam seu nome ao longo do cortejo papal.
Nesta segunda-feira, 19, o Pontífice viaja para Roma, com previsão de chegada às 17h40 (locais), 14h40 horário de Brasília. (LMI)
Deixe seu comentário