Arcebispo de Los Angeles: Beato Junípero Serra “é um dos meus heróis espirituais”
Los Angeles – Estados Unidos (Segunda-feira, 19-01-2015, Gaudium Press) Após o Papa Francisco em seu trajeto às Filipinas anunciar a canonização do Beato Junípero Serra durante sua próxima viagem apostólica aos Estados Unidos, o Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez, emitiu um comunicado no qual celebrou o anúncio e falou de sua devoção pessoal ao Beato franciscano, que foi evangelizador do território que hoje constitui o estado da Califórnia. “Esta é uma grande notícia e estou muito feliz por isso”, indicou, qualificando este fato como um “presente para a Califórnia e para as Américas”.
Imagem do Beato Junípero Serra, obra do escultor Ettore Cadorin. Foto: Adam Fagen |
“O Beato Junípero é um dos meus heróis espirituais e uma figura gigante na evangelização do Novo Mundo”, afirmou Dom Gómez. “Ele é um dos fundadores da Califórnia e a ele se associa com as origens de Los Angeles e com seu nome original, O Povo de Nossa Senhora dos Anjos de Porciúncula”. De fato este nome faz referência a célebre e pequena capela vizina de Assis (Itália), onde São Francisco fundou a comunidade dos Frades Menores, conhecidos posteriormente como Franciscanos.
O Arcebispo norte-americano recordou que duas das nove missões fundadas pelo Beato Junípero Sierra na Califórnia se encontram no que hoje é a Arquidiocese de Los Angeles: a Missão de São Gabriel Arcanjo e a de São Boaventura. Para o tempo no qual o Beato chegou aos territórios, estes haviam sido praticamente ignorados pelas colônias europeias durante uns 200 anos (haviam sido reclamados para a Coroa Britânica em 1579). O Beato Junípero, de nacionalidade espanhola, foi na realidade quem revitalizou a evangelização e a colonização da península da Califórnia, preocupando-se sobretudo pela conversão e bem estar dos indígenas, pedindo do vice-rei que os missionários recebessem poder para cuidá-los e governá-los e evitar abusos das autoridades.
Dom Gómez afirmou que a próxima canonização ajudará a fortalecer a nova Evangelização. “Nos recordará que nosso estado e nosso país e todas as Américas estão construídas sobre cimentos cristãos”, indicou. “Nos regozijamos com a Igreja universal, com a ordem religiosa dos Franciscanos a qual pertencia o Padre Serra, e com os fiéis católicos nas duas paróquias e preparatórias que temos nomeado por nosso santo, Beato Junípero Serra”.
O prelado esclareceu que não existem informações de que o Papa Francisco tenha contemplado a possibilidade de visitar a Califórnia e expressou que ele mesmo se encontra desejoso de conhecer mais detalhes sobre a canonização anunciada. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário