Núncio apostólico de Manila comenta sobre a vista do Papa as Filipinas
Manila – Filipinas (Sábado, 17-01-2015, Gaudium Press) A respeito da viagem apostólica do Papa, a sétima em seu pontificado, iniciado em março de 2013, o Núncio apostólico de Manila, Dom Giuseppe Pinto, em entrevista à Rádio Vaticano, comentou a estada de Francisco nas Filipinas.
De acordo com Dom Giuseppe, “este encontro com a única grande comunidade católica da Ásia significa trazer encorajamento às Igrejas locais, as das Filipinas em particular, a fim de que elaborem uma presença nova e eficaz”.
“Quando veio João Paulo II, seus votos foram que a comunidade das Filipinas não somente manifestasse e desse testemunho de Cristo, mas, ao mesmo tempo, fosse perfeitamente inserida no âmbito das antigas civilizações asiáticas”, explicou.
O Núncio lembrou que é necessário que a chama da Fé dos filipinos permaneça acessa, pois “precisa resplandecer, ainda mais, porque os filipinos são pessoas de Fé profunda” e “demonstram essa Fé, vivem-na, participam das celebrações”.
“Mas é preciso interiorizar, colocar uma força interior: os votos são de que a visita do Papa leve a interiorizar os valores que já têm e que são preciosos, também para a Igreja universal”, completou.
Sobre a visita do Papa a Tacloban, onde celebrou uma Santa Missa para milhares de fiéis do país, Dom Giuseppe destacou que viu a nação inteira em um momento de comunhão mútuo.
“Esta é uma Igreja extraordinária, uma Igreja que sofre, mas que é interiormente viva e que se alegra porque ama a música, a arte e, ao mesmo tempo, é muito apegada à Fé”, concluiu. (LMI)
Deixe seu comentário