Gaudium news > Missão Diocesana de Evangelização pelo 5º Centenário de Santa Teresa de Jesus é iniciada na Espanha

Missão Diocesana de Evangelização pelo 5º Centenário de Santa Teresa de Jesus é iniciada na Espanha

Ávila – Espanha (Sexta-feira, 16-01-2015, Gaudium Press) Ao começar o ano no qual se comemoram os 500 anos de Santa Teresa de Jesus, a Igreja que peregrina em Ávila inicia uma Missão Diocesana de Evangelização que terá como eixo central a ‘Santa Andariega’, mística, doutora da Igreja e reformadora do Carmelo. A missão foi anunciada em novembro pelo próprio Bispo da cidade espanhola, Dom Jesús García Burrillo, que recordou que “a espiritualidade e a reforma que empreendeu Santa Teresa no século XVI constituiu um dos principais alicerces para a evangelização da sociedade de então”.Missão Diocesana de Evangelização pelo 5º Centenário de Santa Teresa de Jesus é iniciada na Espanha 1.jpg

Naquela oportunidade, o Bispo de Ávila também disse que este 5º Centenário de Santa Teresa “é ocasião propícia para recordar que a espiritualidade teresiana pode e deve ter uma marca na nova evangelização que está promovendo a Igreja na sociedade de hoje”. Um impulso evangelizador que se notará com força, precisamente, com a celebração teresiana.

Esta missão constará de várias fases. A primeira delas, que irá até janeiro, será de sensibilização de todas as comunidades cristãs; depois seguirá a de formação, posteriormente uma etapa preparativa e a quarta fase com a celebração de várias semanas missionárias em cada um dos setores da Diocese de Ávila.

“Queremos despertar ao missionário que há em cada cristão”

Justamente a Diocese de Ávila, a partir do blog informativo do 5º Centenário, difundiu uma entrevista com a Irmã Paloma, uma das voluntárias do Centenário que seguiu de perto o processo da Missão Diocesana e se referiu ao lema desta iniciativa: “Já é tempo de caminhar”. A religiosa disse que esta frase, uma das últimas que pronunciou Teresa de Jesus antes de falecer, “nos convida a nos colocarmos em saída. Igualmente faz constante nosso Papa Francisco. Está nos chamando a ser uma Igreja que saia para buscar aqueles que não vem e, inclusive, aqueles que deixaram de ter contato com a Igreja. Nos convida, definitivamente, a colocar-nos em marcha, a sair da nossa imobilidade e nossa comodidade (…), para buscar caminhos novos de encontro com as pessoas e de difusão do Evangelho”.

Disse também que o que se busca com a Missão Diocesana é gerar consciência, “de que todos somos missionários”. Trata-se “de que cada cristão renove sua vocação e seu chamado a ser missionário em seu ambiente, a sair, para buscar, difundir o Evangelho, com nossa vida, em nosso ambiente cotidiano, em nosso trabalho”. “Não vamos chamar missionários de fora, mas queremos despertar ao missionário que há em cada cristão, só pelo fato de ser batizado”.

A Irmã Paloma também fez referência à semana missionáriaMissão Diocesana de Evangelização pelo 5º Centenário de Santa Teresa de Jesus é iniciada na Espanha 2.jpg que ocorrerá na Diocese: “a semana missionária será uma semana na qual se fará presente a vida da Igreja e a vida da comunidade paroquial (…); uma semana de anúncio do Evangelho, especialmente tendo em conta os distanciados (…) Será uma semana intensa com muitas atividades, onde a base será uma oração intensa da comunidade paroquial (…) junto a ação missionária, de saída (…) A semana missionária terminará sempre com uma grande renovação das promessas do Batismo para todos aqueles que tenham recebido o anúncio do Evangelho nesses dias”.

Está previsto que a Missão termine no dia 19 de setembro com uma peregrinação de todas as paróquias aos lugares teresianos de Ávila, na qual se elevará uma ação de graças pelos frutos do trabalho missionário. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas