Gaudium news > Importante Bispo filipino fala sobre a visita do Papa ao seu país

Importante Bispo filipino fala sobre a visita do Papa ao seu país

Estados Unidos – Nova York (Quinta-feira, 15-01-2015, Gaudium Press) Um dos mais destacados prelados filipinos, Dom Bernardito Auza, Observador permanente da Santa Sé diante das Nações Unidas em Nova York, falou sobre o que significa para ele a visita do Pontífice a seu país de origem, e os frutos que se deverão ser colhidos. Dom Bernadito está nas Filipinas acompanhando a visita do Santo Padre.

Importante Bispo filipino fala sobre a visita do Papa ao seu país.jpg

“Para nós nas Filipinas, que é um país com grandíssima maioria de católicos, há um sentimento muito forte de amizade também e de respeito muito profundo ao Santo Padre. Em uma das duas visitas de São João Paulo II, em 1981, eu era seminarista nas Filipinas e servi em quase todas as suas missas (…), especialmente nas primeira beatificação fora de Roma, que se realizou em Manila, a beatificação de Lorenzo Ruiz e seus companheiros mártires. Para mim é a terceira visita de um Papa [que assisto] nas Filipinas”, disse.

Sobre o fruto da visita do Papa Francisco, Dom Bernardito disse que espera que se comprove a Fé na vida cotidiana do povo filipino. “Nas Filipinas temos um grande problema de corrupção, por exemplo, o que não é por certo um valor evangélico. Penso então que para o bem da sociedade, o maior fruto que esperamos da visita do Santo Padre é que todas as pessoas possam viver os valores do Evangelho na vida de cada dia, na vida cotidiana. Também na vida do serviço à sociedade, no governo, na vida das famílias”.

O prelado filipino teve palavras específicas para as famílias, relacionadas com a visita do Papa. “Penso que como em todas as partes do mundo, as famílias sofrem muitos problemas na vida, há também crises de valores que não foram grande problema [em outros tempos]. Então agora, com o exemplo que o Santo Padre nos dá para viver a Fé na simplicidade, na pobreza, a gente vê que se pode viver uma vida com muita dignidade inclusive em uma relativa pobreza material”.

Sobre qual crê que deva ser a atitude do povo filipino para melhor aproveitar a visita do Santo Padre, Dom Bernardito ressaltou que em seu país as tradições religiosas são muito fortes, o que constitui “um grande motivo de satisfação”. A gente reconhece no sacerdote um ‘alter Christus’ e valoriza muito ao religioso, o que seguramente é uma excelente disposição para esta visita. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas