Gaudium news > A jornada de Francisco no Sri Lanka

A jornada de Francisco no Sri Lanka

Colombo – Sri Lanka (Quarta-feira, 14-01-2015, Gaudium Press) Milhares de fiéis do Sri Lanka estiveram presentes nas ruas e avenidas para celebrar a visita do Papa Francisco ao país asiático.

A jornada de Francisco no Sri Lanka.jpg
O Santuário de Sancoale, em Goa, na Índia, local onde
São José Vaz viveu | Foto: Gustavo Kralj

Na manhã desta quarta-feira, 14 de janeiro, houve a canonização do Beato José Vaz, considerado o Apóstolo da Igreja cingalesa, em uma cerimônia presidida pelo Pontífice que contou com a presença de mais de 500 mil pessoas, no Galle Face Green de Colombo.

A celebração de canonização de São José Vaz contou com a presença de mais de mil sacerdotes.

Mais tarde, o Papa Francisco fez a doação à Igreja do Sri Lanka de uma replica em cobre do Documento do Rei Keerthi Sri Rajasinghe de Kandy, declarando que não seria mais proibido aos budistas se converterem ao cristianismo.

O documento original, datado de 1694, foi doado ao Papa Leão XIII pelo então Arcebispo de Colombo, Dom Christopher Bonjean.

No início da tarde desta quarta-feira, o Santo Padre deixa Colombo para deslocar-se ao norte, em Madhu, região predominantemente tâmil, onde fará uma visita ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário.

São José Vaz

Oriundo de Goa, na Índia, Padre José Vaz havia deixado o país em vista das perseguições religiosas que assolavam a região onde habitava.

Estimulado pelo zelo missionário e amor incondicional aos povos, o sacerdote vestia-se como um mendigo para cumprir com seus deveres sacerdotais, encontrando os fiéis secretamente para rezar por eles e conceder as suas bênçãos.

No século XVII, quando os holandeses chegaram ao Sri Lanka e expulsaram os portugueses, ocupando assim os seus territórios e impondo seu regime autoritário e a proibição do catolicismo, Padre José Vaz desembarcara em terras cingalesas, e disfarçado, pode ajudar os fiéis católicos a reconstruir a igreja do país asiático.

Conhecido como missionário do Sri Lanka, o religioso veio a falecer no dia 16 de janeiro de 1711.

A aprovação da canonização do Padre José Vaz feita pelo Papa aconteceu no dia 17 de setembro de 2014, sem a necessidade de um segundo milagre.

Um dos fatos mais curiosos é que, há exatos 20 anos, o sacerdote tinha sido beatificado neste mesmo local, no Galle Face Green de Colombo, pelo Papa João Paulo II. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas