Gaudium news > Canonizado o primeiro santo no Sri Lanka

Canonizado o primeiro santo no Sri Lanka

Colombo – Sri Lanka (Quarta-feira, 14-01-2015, Gaudium Press) O povo cingalês foi agraciado com a canonização do primeiro santo do país. Durante Celebração Eucarística realizada na manhã desta quarta-feira, 14, no Galle Face Green, na capital Colombo, o Papa Francisco canonizou o Beato José Vaz, que havia sido beatificado há 20 anos por São João Paulo II.

Canonizado o primeiro santo no Sri Lanka.jpg
O primeiro santo do Sri Lanka representado em
um dos vitrais do Santuário de Sancoale, em
Goa, na Índia | Foto: Gustavo Kralj

Considerado como “o maior missionário que a Ásia já teve” pelo próprio João Paulo II, a sua memória foi contemplada por aproximadamente 500 mil pessoas que lotaram o parque de cinco hectares na costa do Oceano Índico.

Em sua homilia, Francisco disse que devemos observar em São José Vaz um sinal eloquente da bondade e do amor de Deus pelo povo do Sri Lanka.

“Nele vemos também um estímulo para perseverar no caminho do Evangelho a fim de crescermos nós próprios em santidade e testemunharmos a mensagem evangélica de reconciliação à qual dedicou a sua vida”, disse.

Segundo o Pontífice, existem razões fazem de São José Vaz ser visto como um mestre, uma delas, foi o fato de ele ter sido um sacerdote exemplar. “Encorajo cada um de vós a olhar para São José como para um guia seguro. Ensina-nos a sair para as periferias, a fim de tornar Jesus Cristo conhecido e amado por toda a parte”, exortou.

Além disso, o zelo missionário do santo também foi lembrado pelo Papa, pois através de sua caridade evangélica, “somos chamados a ir mais longe com o mesmo zelo, com a mesma coragem de São José.”

São José Vaz.jpg
Imagem de São José Vaz localizada no pátio do Palácio Arcebispal,
em Goa, na Índia | Foto: Gustavo Kralj

No final da cerimônia, o Papa concluiu: “amados irmãos e irmãs, rezo para que, seguindo o exemplo de São José Vaz, os cristãos desta nação possam ser confirmados na Fé e dar uma contribuição ainda maior para a paz, a justiça e a reconciliação na sociedade cingalesa. Isto é o que Cristo espera de vós”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas