Gaudium news > Novo Cardeal do Vietnã diz que recebeu sua Fé “sem esforço e sem dor”

Novo Cardeal do Vietnã diz que recebeu sua Fé “sem esforço e sem dor”

Vietnã – Hanoi (Terça-feira, 13-01-2015, Gaudium Press) Dom Pierre Nguyen Van Nhon, Arcebispo de Hanói e futuro Cardeal da Igreja, diz que recebeu sua Fé por osmose “sem esforço e sem dor”, no seio materno. Sua família “ia à missa quase todos os dias. Nos comunicamos. Se recitavam as orações da noite, e aquelas de antes e depois das refeições. Sucedia o mesmo em boa parte das famílias católicas vietnamitas”, havia declarado o Arcebispo em entrevista anos atrás.

Também para ele foi surpresa sua designação como purpurado. De 74 anos, o prelado estava se preparando para deixar sua sede episcopal ao comando de gerações mais jovens. Entretanto, a Providência tinha outros destinos.

Sua principal preocupação como Pastor de Hanói é como fortalecer e compartilhar a Fé Cristã, em um ambiente onde o despovoamento do campo e a chegada de imigrantes às periferias urbanas colocava esta Fé em condições de abandono e fragilidade. São “muitos” os que “terminam por não ir mais à Igreja, não rezam mais”.

Buscou sempre manter as adequadas relações com a autoridade civil, no traço do assinalado por Bento XVI aos Bispos vietnamitas em visita Ad Limina, quando o Papa emérito assinalou que a Igreja “não entendo em nenhum caso substituir-se aos responsáveis do governo, só quer, em um espírito de diálogo e colaboração respeitosa, poder ter uma justa parte na vida da nação ao serviço de todas as pessoas”.

É claro também que o eleito Cardeal não deixou de denunciar publicamente os abusos e expropriações forçosas realizadas com a ajuda de agentes estatais, em prejuízo da Igreja. Quando foi demolido o antigo mosteiro carmelita de Hanói para fazer um hospital, o purpurado escreveu ao Primeiro Ministro e aos líderes da administração da cidade reiterando que a Arquidiocese nunca havia doado ao Estado nenhum dos 95 edifícios de sua propriedade difundidos pela cidade e em uso atualmente por instituições públicas. É claro entretanto que para Dom Pierre a principal conquista é a do cultivo do Evangelho no trabalho pastoral do dia a dia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas