Gaudium news > Uma Biblioteca para Sevilha

Uma Biblioteca para Sevilha

Espanha – Sevilha (Segunda-feira, 12-01-2015, Gaudium Press) Com o nome “Virgem do Carmo Coroada”, Sevilha contará em breve com uma Biblioteca Mariana. Este projeto, cujas obras iniciaram no sábado, 11 de janeiro, é uma Uma Biblioteca para Sevilha 1.jpgdas iniciativas culturais programadas para este ano de 2015 na cidade espanhola por ocasião do jubileu pelos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus, doutora da Igreja, mística e reformadora do Carmelo.

Tal como expôs a Arquidiocese de Sevilha em uma nota de imprensa, os trabalhos consistem na adaptação de alguns locais do convento carmelita Santo Anjo, onde funcionará a futura Biblioteca Mariana. Está previsto que os trabalhos de adaptação do recinto tardem 10 meses, data na qual entrará em funcionamento o lugar, no qual os visitantes poderão encontrar importantes obras que atualmente custodia o convento.

De acordo com Juan Dobado, que é o comissário para os atos culturais do Ano Teresiano em Sevilha, e que foi citado pela Arquidiocese, para a entrada em funcionamento da biblioteca se realizará um importante trabalho de catalogação do fundo bibliográfico e da hemeroteca que resguarda o templo carmelita e que contêm publicações desde o século XVI até os nossos dias.

“Neste convento temos uma importantíssima documentação mariana a nível mundial, já que guardamos revistas e publicações de conteúdo mariano procedentes de todo o mundo, com um destaque para as revistas que se editam nos santuários marianos mais importantes”, acrescenta Dobado.

Além disso, se prevê que a Biblioteca Mariana conte com um fundo de estampas, fotografias e gravuras dedicadas a Nossa Senhora. Do mesmo modo, as instalações incluirão uma sala especial de leitura para o uso dos investigadores.

Outros atos pelo V Centenário de Santa Teresa

Além da abertura da Biblioteca Mariana, vários são os atos que em Sevilha estão programados para este anos de Uma Biblioteca para Sevilha 2.jpg2015. Como o é o tríduo em honra ao Milagroso Menino Jesus de Praga -imagem que custodia a Ordem do Carmelo-, que iniciará no dia 22 de janeiro, e terá como epicentro a solene procissão do dia 24 às 17h30.

De 23 a 25 de fevereiro, por sua vez estão previstas as IX Jornadas de Espiritualidade nas quais se abordarão os temas: “Santa Teresa, mulher espiritual: A comunicação da experiência”, “Santa Teresa, mística cristã: A experiência de Jesus Cristo” e “Santa Teresa, Doutora: Mestra de Oração”. Evento que se levará a cabo no salão de conferências de Santo Anjo.

Em março ocorrerão as conversas quaresmais em várias paróquias, nas quais se animará a viver a quaresma da mão de Santa Teresa; em abril (de 17 a 19) se celebrará a peregrinação Madri – Ávila – Alba de Tormes, para visitar os lugares teresianos; e em maio (de 1º a 20) ocorrerá uma exposição dedicada a Santa, que levará por título “Mística e Escritora”.

Em junho haverá um evento especial com o translado da imagem de Santa Teresa do Convento do Santo Anjo ao altar do Corpus Christi. Os atos em honra da mística culminarão no dia 15 de outubro com o encerramento do V Centenário nas Carmelitas Descalças no marco de uma celebração eucarística que será presidida por Dom Juan José Asenjo, Arcebispo de Sevilla. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas