Gaudium news > Novo Bispo de Rio do Sul define datas de ordenação e posse

Novo Bispo de Rio do Sul define datas de ordenação e posse

Rio do Sul – Santa Catarina (Segunda-Feira, 12/01/2015, Gaudium Press) Estão confirmadas as datas das celebrações de ordenação episcopal e posse do Monsenhor Onécimo Alberton, que no último dia 17 de dezembro foi nomeado pelo Papa Francisco como novo Bispo da Diocese de Rio do Sul, no Estado de Santa Catarina. As celebrações que marcarão a nova trajetória sacerdotal de Alberton ocorrerão nos dias 22 de fevereiro e 15 de março.

O Monsenhor será ordenado bispo no dia 22 de fevereiro, em uma celebração que contará com o apoio das dioceses de Criciúma e Rio do Sul. O rito de Ordenação Episcopal terá início às 15h, no Sisos Hall, local escolhido devido a sua capacidade de acolher um grande número de pessoas. A estimativa é reunir fiéis de toda a Diocese de Criciúma, além de bispos, padres e leigos de Rio do Sul e de outras dioceses da região.

A cerimônia de ordenação será presidida pelo Bispo de Tubarão, Dom João Francisco Salm, e concelebrada pelo Bispo de Criciúma, Dom Jacinto Flach, e pelo Bispo da Diocese gaúcha de Montenegro, Dom Paulo Antônio De Conto, que durante dez anos foi bispo de Criciúma.

De acordo com os documentos da Igreja, depois de ordenado o novo bispo tem até três meses para tomar posse na diocese à qual foi designado. Sendo assim, a celebração de posse de Dom Alberton será realizada no dia 15 de março, às 15h, na Catedral São João Batista, em Rio do Sul.

Em uma visita à Diocese de Rio do Sul, o Monsenhor esteve com os bispos, padre e leigos locais e conheceu um pouco da realidade pastoral dos serviços e paróquias da região. “Serei o quarto bispo da diocese e tenho consciência de que temos uma história e uma caminhada a se levar em consideração, a dar continuidade”, disse ele na ocasião. Ainda segundo Alberton, o encontro o surpreendeu pela participação e pela acolhida dos bispos, padres e lideranças que o aguardavam.

Monsenhor Onécimo Alberton

Sua iniciação na formação para o sacerdócio começou aos 11 anos, quando já cursava o ensino fundamental no Seminário São José da Congregação dos Josefinos de São Leonardo de Murialdo, em Orleans. No dia 27 de setembro de 1992, ele foi ordenado presbítero, na Diocese de Tubarão. De 1993 a 2001, exerceu o ministério como pároco de Cocal do Sul. Depois, de 2002 a 2011, trabalhou como formador e reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

Até a sua nomeação para bispo, Monsenhor Alberton exercia as funções de pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, presidente da Cáritas Diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Criciúma. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas