Gaudium news > Dom Orani celebra primeiro ano como cardeal feito por Francisco

Dom Orani celebra primeiro ano como cardeal feito por Francisco

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 12-01-2015, Gaudium Press) Em mais um dia em que se realizava a Trezena de São Sebastião pelos principais pontos de referência da cidade do Rio de Janeiro, o domingo, 11 de janeiro, foi uma data especial não só para a Igreja local, mas também para o Arcebispo Dom Orani João Tempesta, que celebrava um ano da nomeação do religioso a Cardeal, feita pelo Papa Francisco nesta mesma época festiva, em 2014.Dom Orani.jpg

Naquele tempo, enquanto acontecia a Trezena de São Sebastião, quando a comitiva visitava a Cruzada de São Sebastião, um conjunto habitacional no Leblon, pertencente à Paróquia Santos Anjos, o Santo Padre anunciara o nome de novos cardeais, sendo incluso o de Dom Orani.

Após um ano, o agora cardeal, junto à sua comitiva, continuam a visitar dos lugares que tiveram a oportunidade de receber a visita do Santo Padroeiro e de Dom Orani, no 11 de janeiro do ano passado.

“A igreja do Rio foi a única que conservou os sinais que remetem à fundação da cidade; e São Sebastião está muito ligado à história do Rio. É na Paróquia São Sebastião, dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, que estão os marcos de fundação do Rio: a pedra com o escudo português esculpido, a imagem original de São Sebastião, trazida ao Brasil por Estácio de Sá, da qual essa daqui é réplica, e o túmulo de Estácio de Sá”, disse o purpurado.

Ao chegar na Cruzada de São Sebastião, a imagem peregrina foi acolhida pelos fiéis que a aguardavam, bem como pelo pároco, Padre Célio da Silveira.

Depois disso, a comitiva prosseguiu caminhada com destino às comunidades do Pavão e Cantagalo, localizadas entre os bairros de Ipanema e Copacabana. Na Capela da Anunciação, pertencente à Paróquia da Ressureição, foi quem recebeu a primeira visita de Dom Orani logo após ter sido feito cardeal no ano de 2014.

Dom Orani presidiu a celebração missionária na Capela Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e ressaltou, referindo-se ao Ano da Esperança, celebrado pela arquidiocese em 2015, que a “esperança não é dar alguma coisa, nem acolher alguém apenas. É um estado em que as pessoas se encontram que contagia os outros. E mesmo que passe por dor, sofrimento ou dificuldade, é uma luz de Deus no mundo”.

Finalizando o dia da Trezena de São Sebastião, aconteceu uma Santa Missa na Capela Santo Antônio, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, na Barra da Tijuca. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas