Guarapuava (PR) promove 5ª Missão Diocesana Juvenil
Guarapuava – Paraná (Segunda-feira, 12/01/2015, Gaudium Press) A Diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, promoverá a 5ª edição da Missão Diocesana Juvenil (MDJ), desta vez na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Nova Tebas. Este ano a semana de missão na paróquia, que marcará os dez anos da missão na região (2005-2015), ocorrerá de 17 a 25 de janeiro.
De acordo com a assessoria de comunicação do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a MDJ é um projeto que visa proporcionar aos jovens a experiência da evangelização de ir ao encontro dos irmãos, saindo de suas comunidades de origem e levando a outras comunidades da região o rosto jovem de Deus.
Na prática, a semana é realizada todos os anos, no período de férias, em uma paróquia da diocese, e consiste em visitas e orações com as famílias durante o dia. No fim da tarde, os jovens ainda se reúnem com a comunidade para as celebrações e atividades com crianças e demais jovens da região.
Cerca de 100 jovens missionários, que reservam uma semana das suas férias para a Evangelização, atendendo assim ao pedido do Papa Francisco de “Ide, Evangelizar”, participarão dessa etapa da Missão Diocesana Juvenil.
Depois da realização desta etapa, o Bispo Diocesano Dom Antônio Wagner já fará o anúncio da próxima paróquia a ser visitada pelos jovens nos anos de 2016 e 2017. Normalmente, a escolha é divulgada no final de celebração de encerramento da MDJ, que ocorrerá no dia 25, às 10h, na Paróquia São Pedro Apóstolo.
Missão Diocesana Juvenil
A MDJ surgiu inspirada em outra iniciativa: a Missão Dehoniana Juvenil, que trouxe ao Brasil uma experiência muito frutuosa de conjugação entre o carisma dehoniano de serviço à missão e aos jovens e um modo de pastoral Juvenil e Vocacional, que ocorria nas Missões Juvenis em Paróquias da Argentina.
A primeira etapa da MDJ ocorreu no município de Porto Barreiro, de 28 de Janeiro a 05 de Fevereiro de 2006. Diferentemente da Missão Dehoniana, a MDJ acontece de dois em dois anos em cada paróquia da diocese.
A missão está principalmente estruturada em torno da visitação às famílias da paróquia missionada, com a bênção das casas o anúncio da palavra e do tema da missão. As pessoas são convidadas a participarem da semana de missão também nas celebrações realizadas nas várias comunidades e nos encontros de conversa e formação para lideranças, famílias, crianças e jovens. (FB)
Deixe seu comentário