Santuário de Guadalupe, no México, promove reforma do Arquivo Histórico e Musical
Cidade do México – México (Sábado, 10-01-2015, Gaudium Press) As autoridades da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, iniciaram recentemente um trabalho de restauração e remodelação do Arquivo Histórico e Musical do Santuário, no intuito de revitalizar e manter viva a história de 500 anos de Fé e devoção do templo dedicado a Padroeira da América Latina.
“Falamos de 615 caixas de documentos e 400 do arquivo musical”, explicou o Arquivista da Catedral Metropolitana do México, Padre Gustavo Watson Marrón. “Serão necessários meses de trabalho”, acrescentou.
O documento mais antigo do acervo é datado de 1537. Mas assim como os demais, passará pelo processo de digitalização, junto com a grande quantidade de imagens. “300 mil já foram digitalizadas. Quanto aos documentos, 75% já foi digitalizado”, disse o Padre Gustavo.
Entre os inúmeros arquivos que relatam dados da Basílica de Guadalupe, está o da história da nação latino-americana, a partir dos anos imediatamente sucessivos à célebre aparição de Maria Santíssima ao índio Juan Diego, no ano de 1531. Esse fato, de acordo com historiadores, teria mudado o curso da história do México, antes mesmo de ser conquistado por Hérnan Cortés. (LMI)
Deixe seu comentário