Gaudium news > Em Roma: Jornada para não esquecer o Haiti

Em Roma: Jornada para não esquecer o Haiti

Cidade do Vaticano – (Sábado, 10-01-2015, Gaudium Press) – ‘A comunhão da Igreja: memória e espera para o Haiti a 5 anos do terremoto’ é o lema da jornada que hoje, sábado, está sendo realizada, em Roma, sob os auspícios da Pontifícia Comissão para a América Latina e o Conselho Cor Unum com o intuito de recordar a catástrofe que se abateu sobre o país caribenho em 12 de janeiro de 2010 e também renovar o apelo para uma ajuda concreta a favor do povo e da Igreja haitiana.

O subsecretario do Conselho Cor Unum, Dom Segundo Tejado Muñoz informou que o evento foi uma iniciativa do Papa Francisco e que tem por finalidade “não esquecer o Haiti”. Pois, disse ele, o terremoto “veio só veio agravar uma situação que já era grave, o Haiti é um dos países mais pobres do mundo”.

“Fez-se muito no início, houve uma grande solidariedade em todos os níveis, governos, pessoas em geral… Vimos todo o trabalho feito pela Igreja com todas as Congregações, as agencias, as dioceses, como se empenharam na ajuda, porém também constatamos, sobretudo na última viagem feita ao Haiti, que falta muito para ser feito”, acrescentou Dom Muñoz.

A jornada terá a participação Bispos da Cúria Romana e do Haiti, pessoal do corpo diplomático de países latino americanos credenciado junto à Santa Sé, além de Agencias de ajuda humanitária e desenvolvimento, Caritas, Adveniat, Cavaleiros de Colombo, entre outras.

O cardeal Marc Ouellet, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, além do presidente emérito do Conselho Cor Unum, cardeal Robert Sarah, do presidente da Conferência Episcopal do Haiti, cardeal Chibly Langlois e o arcebispo de Miami, Dom Thomas Gerald Wenski, deverão participar ativamente da Jornada.

O Papa Francisco receberá em audiência os participantes da Jornada e o Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin presidirá uma Celebração Eucarística no evento. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas