Gaudium news > Milhões de fiéis celebram o Nazareno Negro em gigantesca procissão nas Filipinas

Milhões de fiéis celebram o Nazareno Negro em gigantesca procissão nas Filipinas

Manila – Filipinas (Sexta-feira, 09-01-2015, Gaudium Press) Uma das maiores procissões do mundo, que congrega a milhões de devotos em um percurso de um dia inteiro se celebrou nas Filipinas nesta semana. É a “Traslación” do Nazareno Negro em Manila, capital do país, procissão que conserva seu nome em espanhol do tempo da colônia e que surpreende ainda hoje pela enorme quantidade de fiéis que convoca e o grau de fervor popular que manifestam.

O tema da peregrinação deste ano foi a Misericórdia e a Compaixão, no marco do Ano dos Pobres que deu início na Igreja nas Filipinas. “Chamo a todos os devotos do Nazareno a levar ao coração e viver o verdadeiro sentido do que significa ter devoção”, exortou o Bispo Auxiliar de Manila: “isto é oração, sacrifício, entrega pessoal”, reportou CBCP News.

O evento de grandes proporções começou inclusive no dia anterior, quando numerosos fiéis se congregaram no Luneta Park e instalaram tendas para passar a noite a intempérie com o fim de estar mais próximo do lugar da celebração da Eucaristia e ponto de partida da procissão com a venerada imagem. Desde este lugar, o Nazareno Negro é acompanhado por um nutrido caudal de peregrinos que tem como objetivo tocar com um pano a representação de Cristo com a Cruz nas costas a qual se atribuem numerosos milagres. Alguns dos devotos prometeram acudir a esta procissão todos os anos durante sua vida.

Segundo a UCA News, a enorme afluência de pessoas fez que este ano as autoridades atrasassem quase duas horas para controlar a multidão e garantir a ordem na procissão. A imagem do Nazareno Negro avançou lentamente rodeada de um grupo de pessoas que a protegiam enquanto os presentes gritavam numerosos “vivas” ao Senhor. Segundo afirmou o vice-prefeito Isko Moreno aos meios de comunicação, cerca de um milhão de pessoas se encontrava no início da procissão, enquanto que muitas outras aguardavam a passagem do Cristo em outras etapas do trajeto.

“A cada ano, milhares de peregrinos de todo o país chegam a Manila para fazer parte da procissão do Nazareno Negro”, expôs o prefeito de Manila, Joseph Ejercito Estrada, que destacou que milhões de pessoas de Manila se unem à celebração. “A suspensão das aulas em todos os níveis em todas as universidades, escolas e colégios de Manila foi recomendada para a ordem pública e a segurança”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas