“Que todos vivam intensamente a Animação Bíblica da Vida e da Pastoral”, diz o Bispo de Uruguaiana
Uruguaiana – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 08/01/2015, Gaudium Press) No intuito de introduzir o tema pastoral que envolverá a Diocese gaúcha de Uruguaiana durante o ano de 2015, Dom Aloísio A. Dilli escreveu em seu artigo sobre as Diretrizes Diocesanas que orientam a ação evangelizadora da região, em vigor desde o início de 2011, e que continuam orientando a caminhada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
O Prelado explica que, uma vez que surgiram novas Diretrizes nacionais na 49ª Assembleia Geral da CNBB (2011), quando as da Diocese já eram vigentes, sentiu-se a necessidade de atualização dos temas pastorais. Assim, segundo ele, além dos temas “Encontro com Jesus Cristo” (2011), “As Vocações” (2012) e “A Missão” (2013), em 2014, foi acrescentado o tema “Iniciação à Vida Cristã”, e, em 2015, o tema “Animação Bíblica da Vida e da Pastoral”.
Além disso, o Bispo ressaltou que a animação bíblica da vida e da pastoral consiste na busca constante de ter a Sagrada Escritura como alma ou como vida de toda ação evangelizadora da Igreja, não simplesmente justaposta às outras pastorais, mas como fonte da animação da vida e da pastoral inteira.
Segundo Dom Aloísio, no prólogo de São João encontramos o anúncio que dá sentido e vida ao mundo inteiro: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus… e a Palavra se fez carne” (Jo 1, 1.14). Para ele, com o mistério da encarnação a Palavra (Verbo) se torna um de nós e pode ser vista, tem um nome e um rosto: é Jesus Cristo.
“Esta Palavra, que é vida, continua viva nas comunidades cristãs, onde somos convidados a dar novo passo: compreender a Palavra de Deus como a alma de toda a ação evangelizadora da Igreja, ou seja, uma verdadeira animação bíblica da vida e de toda pastoral.
Desta forma a Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura suscita, forma e acompanha a vocação e a missão de cada discípulo missionário de Jesus Cristo e orienta todas as ações organizadas da Igreja”, avalia.
Outra questão mencionada pelo Prelado é que ao se falar em “Animação Bíblica da Pastoral” propõe-se maior conhecimento e assimilação da Palavra de Deus e, sobretudo, um encontro pessoal e comunitário com o Senhor em vista da missão para o Reino de Deus.
Assim a “Animação Bíblica da Pastoral” deve conduzir a um caminho de conhecimento e interpretação da Sagrada Escritura, caminho de comunhão e oração com o Senhor e caminho de evangelização e anúncio da Palavra de Deus, esperança para nosso mundo, conforme Documento de Aparecida.
Por fim, Dom Adílio afirma que é hora de uma formação bíblica mais intensa, profunda, sistemática e corajosa; de um contínuo e fascinante contato com a Palavra de Deus, que é Jesus Cristo; de uma forte e vibrante ação evangelizadora a partir da Palavra de Deus. De acordo com ele, os bispos do Brasil insistem na importância da Leitura Orante, pessoal e comunitária, neste processo: “Com a Bíblia na mão, a Palavra de Deus no coração e com os pés na missão, somos convocados à prática da Leitura Orante”.
“Enquanto continuamos a desejar abençoado Ano Novo, também convidamos todos a viver intensamente a Animação bíblica da Vida e da Pastoral em 2015”, conclui. (FB)
Deixe seu comentário