Gaudium news > Casa Santa Marta: o único que nos ensina a amar é o Espírito Santo

Casa Santa Marta: o único que nos ensina a amar é o Espírito Santo

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 09-01-2015, Gaudium Press) Na Missa matutina celebrada na Casa Santa Marta, o Papa Francisco explicou que somente o Espírito Santo torna o coração dócil a Deus e à liberdade.

Fazendo uma comparação com uma sessão de yoga, o Santo Padre disse aos fiéis presentes que esse exercício não pode ensinar um coração a sentir a paternidade de Deus assim como o poder do Espírito Santo.

ppfranciscomisa.jpg

Durante sua homilia, o Pontífice inspirou-se no episódio do dia do Evangelho de Marcos, que narra a multiplicação dos pães, assim como o susto dos discípulos ao verem Nosso Senhor caminhar sobre as águas.

Segundo o Papa, um coração pode ser de pedra por diversos motivos, entre eles, as “experiências dolorosas”, das quais os discípulos de Emaús tiveram, por estarem temerosos de se iludirem outra vez. Tomé, um deles, a princípio não acreditara na Ressurreição de Jesus, sendo esse um outro motivo que endurece nosso coração listado pelo Santo Padre: “o fechamento em si mesmo”.

O fechamento do nosso coração, ou seja, a rigidez dele, prosseguiu, “pode girar em torno de tantas coisas: pensemos no orgulho, na suficiência, pensar que eu sou melhor que os outros, inclusive a vaidade. Existem o homem e a mulher espelho, que estão fechados em si mesmos por olhar continuamente a si mesmos. Têm o coração duro porque estão fechados, não estão abertos. E tentam se defender com esses muros que constroem ao seu redor”.

Francisco observou que uma das causas desse problema é a insegurança. “O coração, quando endurece, não é livre, e se não é livre, é porque não ama”, conforme o Apóstolo João, na primeira leitura. “O amor perfeito expulsa o temor: no amor não há temor, porque o temor supõe castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Não é livre. Sempre tem o temor que aconteça algo de doloroso, triste, que faça ir mal na vida ou arriscar a salvação eterna … São tantas imaginações. Quem não ama, não é livre. E seu coração está endurecido porque ainda não aprendeu a amar”.

Contudo, o Papa pronunciou: “quem nos ensina a amar? Quem nos liberta dessa dureza?”, respondendo logo a seguir: “somente o Espírito Santo”.

“Somente o Espírito Santo move o seu coração para dizer ‘Pai’. Somente o Espírito Santo é capaz de afastar, de quebrar essa dureza de coração e tornar um coração macio. Dócil ao Senhor. Dócil à liberdade do amor”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas