Gaudium news > Rio de Janeiro ganha novo santuário arquidiocesano

Rio de Janeiro ganha novo santuário arquidiocesano

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 09-01-2015, Gaudium Press) No Rio de Janeiro, a Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho, que já comemorou seus 70 anos de criação no dia 1º de janeiro deste ano, tem mais motivos para festejar, uma vez que foi agraciada com sua elevação à condição de Santuário Arquidiocesano neste último domingo.

Rio de Janeiro ganha novo santuário arquidiocesano.jpg

Durante Santa Missa presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que estava acompanhado do bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza – responsável por ler o decreto de criação do oitavo santuário arquidiocesano -, houve a instalação oficial do templo.

Dom Orani ressaltou que o novo título trará novos desafios a Igreja, onde o anúncio do Evangelho será primordial para alcançar mais pessoas e lugares, por meio da missão dos padres e de todos os fiéis.

“Todos são chamados, tanto os padres como os fiéis, a levar a luz do Senhor àqueles que estão perto e longe, testemunhando e contagiando com o anúncio do Evangelho”, disse.

“Cabe a nós ser uma comunidade viva, animada, harmoniosa e unida, que busca a conversão e caminha na fé cristã com dinamismo missionário. Só assim será possível contagiar aqueles que não conhecemos, de modo que possam conhecer ao Senhor”, concluiu.

Após a celebração, aconteceu a exposição que retrata a história da paróquia, destacando o trabalho do padre Luiz Gonzaga de Campos Góes, Monsenhor Francisco Bessa e Monsenhor José Maria de Oliveira Vasconcelos, os três primeiros párocos do mais novo santuário da Arquidiocese do Rio.

O Padre Henrique Jorge Diegues, pároco e agora também reitor, disse que a partir do momento em que a paróquia foi estabelecida, a comunidade já desejava a elevação dela a condição de santuário, mais precisamente por comportar uma grande quantidade de peregrinos que vem visitar o local.

Além disso, o sacerdote diz-se extremamente grato a todos que passaram pela paróquia ajudando-a na sua consolidação, e afirmou que ela já está pronta para a nova missão: “Vamos implementar peregrinações, romarias, diferentes momentos celebrativos e facilitar o acesso aos sacramentos da Confissão e da Eucaristia”.

“O decreto e a bênção de Dom Orani nos trazem uma alegria enorme, que nos impulsionará a melhorarmos cada vez mais”, completou.

A elevação de paróquia para santuário arquidiocesano

A Paróquia em memória a São Judas Tadeu foi instalada canonicamente após ser desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Glória, nas Laranjeiras. Naquela época, onde hoje encontra-se o espaço da comunidade, existia uma capela de Nossa Senhora da Sabedoria e de São Lucas, imagens que permanecem atualmente no interior da igreja.

Considerado um devoto fervoroso de São Judas, o pároco naquele tempo, Padre Luiz Gonzaga Goés, havia solicitado a autorização junto ao Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara para iniciar a campanha de devoção e arrecadação de fundos para a construção de um templo dedicado ao Santo.

Quando Dom Jaime presidiu a celebração eucarística por ocasião à fundação de 25 novas paróquias, em 1º de janeiro de 1945, a Igreja de São Judas Tadeu conseguiu então ser estabelecida no Estado do Rio.

Curiosidades

Além de possuir uma média significativa de peregrinos que vem fazer visitas, o Santuário dedicado a São Judas Tadeu custodia as réplicas dos símbolos da última Jornada Mundial da Juventude (JMJ), além de abrigar uma gruta, onde muitos devotos vêm para rezar e acendem velas.

A Igreja também promove uma campanha permitindo que os devotos levem imagens peregrinas de São Judas Tadeu para suas casas, com o propósito de rezar a novena e propagar a devoção ao apóstolo de Jesus Cristo.

No dia 28 de cada mês, são celebradas várias missas ao longo do dia. Mas um momento em especial é o da oração do terço mensal da Guarda de Honra e dos Devotos de São Judas Tadeus, sempre às 17h30. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas