“Doutorzinho” de Santa Rosa de Lima é celebrado no Peru
Lima – Peru (Sexta-feira, 09-01-2015, Gaudium Press) Vestido de Menino Rei e saindo ao encontro de Santa Rosa de Lima, assim será a procissão que ocorrerá no próximo domingo, 11 de janeiro -quando culmina o tempo litúrgico do Natal- na capital peruana. Trata-se da tradicional procissão com a venerada imagem do “Doce Nome de Jesus e seu Sacratíssimo Coração”, conhecida como “O Doutorzinho” de Santa Rosa de Lima, que por esta época, e há anos, ocorre na Basílica do Santíssimo Rosário da Ordem dos Pregadores, Padres Dominicanos.
As comemorações à venerada imagem começaram no dia 02 de janeiro com o novenário em honra ao Doce Nome de Jesus, que culminará no próximo sábado, 10 de janeiro, e tem lugar por estes dias às 19h no templo dominicano. Os festejos continuaram no dia 06 de janeiro com a Missa da Solenidade que ocorreu também às 19h e esteve a cargo da Comunidade de Frades de Santo Domingo.
Já para o domingo, 11, a procissão do “Doutorzinho”, que ocorrerá às 10h da manhã, estará precedida por uma solene celebração Eucarística a cargo dos Dominicanos e da Confraria do “Doce Nome de Jesus e seu Sacratíssimo Coração”. A procissão partirá do átrio da Basílica, e percorrerá as ruas contíguas até chegar novamente ao templo do Santíssimo Rosário.
A devoção ao doce nome de Jesus nasceu em 1274 com o objetivo de desagravar os insultos que se manifestavam então contra o Nome de Jesus. Naquele ano o Papa Gregório X encomendou às ordens de São Francisco e de São Domingos, para que se reverencia-se de uma maneira muito especial o Santíssimo Nome de Jesus acima de todo nome, e também se estendesse por toda a Europa “a pregação e a devoção que derrama doçura sobre os corações”. Daí o apelativo do “Doce Nome de Jesus”. Séculos depois, no ano 1571, o Papa Pio V confiou aos Dominicanos as Arquiconfrarias do “Doce Nome de Jesus”.
Já no Peru, Santa Rosa de Lima, que ingressa à Ordem Terceira de São Domingos, conhece esta devoção e se “apropria dela” invocando constantemente o Santíssimo Nome de Jesus chamando-o “Doutorzinho”. Conta-se que a Santa peruana tinha em sua casa, em uma habitação que se converteu em enfermaria, uma imagem do Menino Jesus ao qual acudia de maneira especial quando atendia casos muito graves, por isso seu nome de “O Doutorzinho”.
Também é conhecido o “desponsório místico” da Santa, ocorrido no Domingo de Ramos de 1617. Conta-se que enquanto Rosa de Lima orava com grande fervor diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário, sentiu como a imagem do Menino Jesus lhe dissesse: “Rosa de Meu Coração, eu te quero como Esposa”. Palavras às quais ela respondeu: “Aqui tens Senhor a tua humilde escrava. Tua sou e Tua serei”.
Dali que a cada ano, durante a procissão o “Doce Nome de Jesus e seu Sacratíssimo Coração”, se evoque este momento místico, quando a venerada imagem do Menino Jesus sai ao encontro de Santa Rosa de Lima. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário