Gaudium news > CNBB inicia ações para promover o “Ano da Paz” nas igrejas do Brasil

CNBB inicia ações para promover o “Ano da Paz” nas igrejas do Brasil

Brasília (Sexta-feira, 09-01-2015, Gaudium Press) No ano de 2014, a CNBB havia aprovado, juntamente com os demais bispos durante a 52ª Assembleia Geral, que o ano seguinte seria denominado o “Ano da Paz”, que se estenderá até o próximo Natal.Ano da Paz.jpg

As arquidioceses, assim como as comunidades católicas pelo Brasil, deverão promover neste período atividades em conjunto com a proposta da CNBB.

Como resposta a iniciativa do órgão episcopal, as paróquias da Arquidiocese de São Luís, no Maranhão, no primeiro dia do ano de 2015, reuniram centenas de pessoas para proclamar e endossar o coro pela paz, durante as celebrações eucarísticas, entre outros eventos.

Além disso, outras atividades deverão acontecer ao longo do ano na cidade maranhense, que também contará com a participação de escolas, universidades e outros setores da sociedade.

Por sua vez, a Arquidiocese do Rio de Janeiro também assumiu seu compromisso de difundir a paz aos seus fiéis. Em uma de suas reflexões, o Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta lembrou que a alegria “nasce da paz que Cristo concede”.

O purpurado, aliás, pediu para “que possamos viver este Ano da Paz com muitas bênçãos”, promovendo “atitudes, gestos concretos e sempre pedindo ao Senhor que nos ilumine e que traga esta paz aos nossos corações, às famílias e a todo o mundo”.

“Que a Paz reine em nossas fronteiras! Sejamos propagadores e testemunhas da paz, aquela paz que vem do Senhor”, disse Dom Orani.

Superação da violência e despertar para a convivência fraterna

A Igreja no Brasil pretende auxiliar, por meio do “Ano da Paz”, as cidades do país na superação dos altos índices de violência, despertando desta forma a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas, conforme explica o Bispo Auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.

Segundo Dom Steiner, “a violência, a falta de paz, provém do desprezo aos valores da família, da escola na formação do cidadão”.

Ações para o “Ano da Paz”

Dom Steiner afirmou que para as celebrações em meio ao contexto da paz, serão aproveitados os meses temáticos referentes ao Ano Litúrgico, entre eles, os meses vocacionais, da Bíblia e da missionariedade.

“Vamos refletir durante o ano sobre o porquê da violência e sobre a necessidade de uma convivência fecunda e frutuosa. O Ano Litúrgico nos oferece oportunidades para pensar sobre a paz e a realidade da violência”, ressaltou. “Mas desejamos ter um dia para manifestar nas ruas de nossas cidades que acreditamos na paz, na fraternidade”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas