Festa de Santo Amaro comemora 417 anos com a presença dos fiéis pernambucanos
Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 07-01-2015, Gaudium Press) A Festa de Santo Amaro, considerada como uma das tradicionais festividades da Arquidiocese de Olinda e Recife, começou nesta terça-feira, 6 de janeiro.
As homenagens ao Padroeiro da cidade de Jaboatão dos Guararapes vêm reunindo milhares de pessoas e estende-se até o dia 15 de janeiro, data em que a devoção completa seus 417 anos de história.
O cronograma da Festa é composto por momentos celebrativos, de Fé e espiritualidade, como missas e procissões diárias, com base no tema deste ano: “Imitemos Santo Amaro sendo ‘sal da terra e luz do mundo'”.
Abertura da Festa de Santo Amaro
O novenário foi inaugurado por volta das 18h, com a realização da Procissão da Bandeira, partindo da Comunidade São Joaquim, com a chegada do cortejo uma hora depois, dando início assim a Missa Solene, presidida pelo bispo emérito da Diocese de Palmares e vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Genival Saraiva.
Uma das atividades de destaque da Festa de Santo Amaro é a Caminhada dedicada ao Santo, iniciada ontem, onde os peregrinos terão de percorrer, durante seis dias de caminhada, um trajeto de 165 quilômetros, em direção a Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado pernambucano. No total, os fiéis visitarão 11 municípios: Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São Lourenço da Mata, Paudalho, Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro, Bom Jardim, Surubim, Vertentes e Taquaritinga do Norte.
Nesses dias, haverá sempre às 16h a Celebração Eucarística na Igreja Nossa Senhora do Rosário, com procissão logo em seguida, às 18h, começando em uma das comunidades da paróquia.
No dia em que a devoção ao padroeiro completa 417 anos, logo pela manhã, acontece a Alvorada Festiva, acompanhada pelos repiques dos sinos em todas as igrejas da paróquia.
Ao longo do dia, serão realizadas quatro celebrações eucarísticas. A primeira delas, às 6h30. Na das 10h, será celebrada pelo administrador paroquial de Santo Amaro, Frei Damião Silva. Mais tarde, às 16h, será a vez do padre salesiano Clayton Coutinho ser o celebrante da Eucaristia.
A tradicional Procissão com a imagem de Santo Amaro será feita à noite, saindo pela igreja matriz.
A Solene Concelebração Eucarística de encerramento das festividades será presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife
Deixe seu comentário